Uespi inaugura laboratório de informática no Núcleo de Pós-Graduação

Foto: Divulgação

Com este novo laboratório, já são 14 unidades entregues, distribuídas entre os diferentes campi do interior e da capital

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) inaugurou, nesta sexta-feira )5), mais um Laboratório de Informática, desta vez, no Núcleo de Pós-Graduação (NPG), em Teresina. Com este novo laboratório, já são 14 unidades entregues, distribuídas entre os diferentes campi do interior e da capital. Esses avanços demonstram o compromisso contínuo da instituição com o progresso tecnológico e educacional.

O laboratório servirá de apoio em atividades de ensino, pesquisa e cursos de pós-graduação nível mestrado em Letras, Biologia, Educação Física e Matemática que contam com aproximadamente 80 discentes e 24 docentes. O novo espaço foi projetado pelo Departamento de Engenharia e Arquitetura (DENG) da UESPI e o Núcleo recebeu 16 computadores, um Smart TV e um quadro de acrílico que foram adquiridos com emendas de bancadas e com contrapartida do Tesouro Estadual.

O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Dr. Rauirys Alencar, explicou que a pós-graduação tem ganhado notoriedade nos últimos anos não só no aumento do número de cursos, como também no aumento do número de docentes envolvidos com stricto sensu e discentes.

“É importante melhorar o acesso desses docentes e discentes da pós-graduação a uma infraestrutura de qualidade,  incluindo acesso aos periódicos. Ou seja, um ambiente em que eles possam desenvolver suas pesquisas com mais conforto e tecnologia”.

 

1.webp

O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Dr. Rauirys Alencar

 

Equipamentos

A Administração Superior da Uespi está comprometida com a modernização tecnológica. No total, serão entregues 19 laboratórios com espaços reformados ou construídos, providos com computadores novos e equipamentos para acesso à internet.

O diretor do Departamento de Tecnologia da Informação (DTIC),  Prof. Maurício Rocha,  destacou que a Uespi tem trabalhado constantemente no investimento em infraestrutura tecnológica e aproveitou a oportunidade para ressaltar as três grandes iniciativas na área.

“A primeira iniciativa foi a melhoria da qualidade de internet com a expansão dos nossos links, especialmente para os campi do interior. Isso tem contribuído significativamente para a velocidade da internet, além de disponibilizarmos uma conexão Wi-Fi nos campi do interior. A segunda ação é o investimento em estrutura computacional e a terceira é o novo sistema de gestão universitária”.

Representando o corpo discente do Núcleo, Isla Calvacante, ressaltou a importância do laboratório para a realização das pesquisas e para uma melhor desenvoltura durante o período da pós-graduação. “É um sentimento de que estamos sendo acolhidos pela universidade para poder desfrutar de uma alta tecnologia e de um ambiente apropriado para a pesquisa. Nós só temos a ganhar, um sentimento de realização mesmo”.

1.webp

Reitor da Uespi, professor Evandro Alberto

O reitor da Uespí, professor Evandro Alberto, aproveitou a oportunidade para relembrar as importantes mudanças que a universidade tem passado, como, recentemente, a inauguração da subestação de energia. “Quem é da pós-graduação sabe como estavam as interrupções de energia, então montamos uma subestação que garantirá energia estável em todos esses setores. Estamos aqui no campus Torquato Neto com uma grande obra, a construção de seis blocos, na verdade, são prédios novos. Já estamos com o serviço em andamento, com o investimento em torno de R$ 25 milhões”, informou.

Segundo o reitor, foram entregues para alunos e professores da Educação Física, o Setor 21, uma reforma com teto acústico, equipado para atender os estudantes. “Também entregamos a reforma do Setor de Biologia, mas ainda falta o bloco 14 e 15. A biblioteca, que era muito cobrada, estamos construindo o segundo pavimento, ou seja, todas as nossas unidades passarão por reforma, ampliação ou construção”.

Estiveram presentes na solenidade, o reitor da UESPI, Evandro Alberto, o pró-reitor da PROP, Rauirys Alencar, a Coordenadora do PROFLetras, Lucirene Santos e a representante discente, Isla Cavalcante.