Começa o eclipse solar na América do Norte; acompanhe ao vivo

Nesta segunda-feira (08), acontece um eclipse solar total visível em partes do México, dos Estados Unidos e do Canadá. O fenômeno em sua totalidade (quando a Lua encobre totalmente o Sol) tem início às 15h07 (horário de Brasília), na costa do México (oceano Pacífico), e termina às 16h46 (horário de Brasília) na costa atlântica do Canadá. A partir de cerca de 14h, algumas áreas da América do Norte já podem ter um eclipse parcial no céu.

Organizações como a Nasa (Agência Espacial dos Estados Unidos) e o Observatório Nacional, do Brasil, se organizaram para permitir que todos possam observar o fenômeno por transmissões ao vivo. Veja abaixo:

Transmissão oficial Nasa

 

Transmissão Observatório Nacional

O que observar?

Não é em minutos que a Lua cobre o Sol. O evento começa com um eclipse parcial, momento em que o sol vai perdendo “fatias”. Cerca de 15 a 20 minutos antes da totalidade, o céu começa a adquirir uma cor estranha e escura, o que significa que o evento está atingindo seu ápice.

Mapa mostra onde o eclipse solar total de 8 de abril de 2024 será visível (faixa escura) – crédito: OpenStreetMap/ adaptado por Xavier M. Jubier via The Sky Live

No momento em que a Lua começa a passar na frente do Sol, seus raios brilham ao redor da Lua, criando gotas de luz chamadas de pérolas de Baily. Conforme o eclipse vai chegando em sua totalidade, elas desaparecem.

Quando chega o grande momento do eclipse total, é formada uma coroa ao redor da Lua, que é o brilho do Sol que não foi coberto. Estrelas brilhantes ou planetas como Vênus podem brilhar no céu escuro, e a temperatura do ar cairá à medida que o sol desaparecer.

Depois que termina, as pérolas de Baily reaparecerão brevemente antes que o eclipse parcial retorne quando a Lua se move lentamente através do Sol.

Um eclipse solar total é um evento raro?

Ele acontece em média a cada 18 meses em algum lugar do planeta, segundo o Observatório Nacional, entretanto, por percorrerem uma faixa estreita, esse tipo de fenômeno parece raro.

Quando será o próximo eclipse solar total no Brasil?

Em 12 de agosto de 2045, às 15h58, um eclipse solar total começará a ser visto no estado do Amapá. A faixa do eclipse vai percorrer os estados do Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e termina na costa do Pernambuco por volta das 16h20.

As capitais Belém, São Luís, João Pessoa e Recife estão no caminho do eclipse solar total. Outras regiões próximas poderão ver um eclipse parcial. A duração da totalidade do eclipse pode passar dos 4 minutos em alguns locais.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/tecnologia/comeca-o-eclipse-solar-na-america-do-norte-acompanhe-ao-vivo/