Fundo Nacional da Assistência Social: Etapa Piauí reúne mais de 300 gestores municipais em Teresina

Fotos: Divulgação

Os técnicos do MDS estão orientando os gestores sobre o novo sistema de prestação de contas

A Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humano – Sasc realizou, nesta quinta-feira (18), a Etapa Piauí do Fundo Nacional da Assistência Social pelo Brasil. O evento reuniu mais de 300 gestores municipais e contou com a participação de representantes do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), que orientaram sobre o novo sistema de prestação de contas.

Um dos objetivos do evento foi a apresentação do programa AgilizaSuas, um sistema que vai permitir mais transparência e agilidade na prestação de contas do município. A Superintendente da Assistência Social da Sasc, Janaína Mapurunga, explicou sobre o programa. “É um sistema onde o município, ao receber um recurso e começar a gastar, automaticamente já vai prestando contas daquele investimento. Então, quando finaliza o ano, ele já tem uma prestação de contas completa. Em resumo, é uma ferramenta de facilitação na hora da prestação de contas”, detalha.

“Capacitar os gestores municipais também foi um dos objetivos do evento. Entender como funciona melhor o SUAS, as prestações de contas, gestão orçamentária e financeira”, acrescentou a superintendente Janaína Mapurunga.

A secretária da Sasc, Regina Sousa, esteve presente no evento e destacou a importância da contínua capacitação .”É muito importante não apenas essa capacitação, mas todas as outras. Os técnicos precisam estar bem-informados e capacitados sobre todas essas mudanças, para conseguir lidar com as demandas”, comenta.

O evento teve palestra de três técnicos do MDS, falando sobre diversos temas, como conceitos básicos de prestação de contas, gestão orçamentária e financeira de forma prática e transferências voluntárias por fundo a fundo.

54c494d8-3d58-4e83-86bc-68d3b1d117f6.jpg

Além do AgilizaSuas, que é novo, e do SUAS, existem outros programas para ajudar os gestores. O diretor-executivo do FNAS, José Arimateia Oliveira, falou sobre alguns. “Temos o Monitora Suas, que não é só capacitar, mas é orientar e continuar acompanhando os gestores e técnicos municipais e estaduais; e o Simplifica Suas, que traz o apoio técnico, com foco direto para as induções e possibilidades de gasto público”, comenta.

4dcb5be0-dadc-4024-87d2-b7a057c77000.jpg