Ministro Renan Filho confirma construção de viaduto na região do Dirceu em Teresina

Foto: Carlienne Carpaso/ClubeNews

A obra faz parte de um conjunto de intervenções, que englobam o rebaixamento da Avenida João XXIII e o viaduto próximo ao Mercado do Peixe

O ministro dos Transportes, Renan Filho (foto), confirmou a construção de um viaduto na entrada do bairro Dirceu, zona Sudeste de Teresina (PI). A obra faz parte de um conjunto de intervenções que englobam o rebaixamento da Avenida João XXIII e o viaduto próximo ao Mercado do Peixe.

Renan Filho cumpre agenda em Caxias, no Maranhão, e em Teresina, nesta sexta-feira (26). Durante entrevista o ministro explicou que a obra deve ser licitada em breve.

A expectativa é de que a Avenida José Francisco de Almeida Neto (sentido Ponte Anselmo Dias — Dirceu) seja rebaixada e os condutores que trafegam pela via passem por baixo da BR-343 para ter acesso ao bairro.

Com isso, aqueles que transitam pela rodovia federal terão tráfego livre nos dois sentidos, bem como aqueles que transitam pela avenida.

O projeto também inclui a duplicação da BR-343 no trecho que compreende o viaduto próximo ao Mercado do Peixe e a Ponte Presidente Médici, no bairro Tancredo Neves.

“O novo viaduto do Dirceu, na entrada do bairro, é a continuidade dessa obra do viaduto do Mercado do Peixe e do rebaixamento da João XXIII. São as três principais obras de arte, como dizemos na engenharia. Elas vão se adequar à duplicação de todos esses trechos”, destacou.

Ponte Piauí e Maranhão

O ministro Renan Filho defendeu a necessidade de construção de uma nova ponte entre as cidades de Teresina e Timon (MA) para garantir a fluidez no trânsito entre os dois estados.

Apesar de não ser competência do Ministério dos Transportes, Renan Filho disse que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o Ministério das Cidades e o Governo Federal articulam a construção de um novo contorno viário na zona Sul da capital piauiense.

“Nós estamos discutindo a criação de um contorno Sul, em Teresina, que pode ensejar na construção de uma nova ponte, mas isso precisaria de uma discussão com o Governo do Estado. Eu estive ontem com o governador Rafael Fonteles. Eu acredito que a construção de uma nova ponte seria fundamental para desafogar esse fluxo entre a capital Teresina e o estado do Maranhão”, pontuou.

Transnordestina

Renan Filho também falou sobre a construção da Ferrovia Transnordestina, que vai ligar o Porto de Pecém, no Ceará, ao cerrado do Piauí, em Eliseu Martins. Em 2023, foram investidos cerca de R$ 500 milhões. Neste ano, a previsão é que sejam aplicados R$ 800 milhões na obra.

“Em março, eu estive com o presidente Lula no Ceará em uma visita ao andamento das obras. Muita gente trabalhando. Com o avançar das obras, a gente acredita que em breve tenha 5 mil pessoas trabalhando para construir esse corredor de escoamento da produção tanto do Piauí e do Ceará”, concluiu.

Fonte: portalclubenews.com