RFCC-PI lança campanha nacional Preciso Viver 2024 com foco em cuidadores de pacientes oncológicos

Foto: Divulgação

O lançamento local aconteceu nessa segunda-feira (08) no Espaço Sorriso do Hospital São Marcos

A Rede Feminina Estadual de Combate ao Câncer (RFCC-PI) lançou na manhã dessa segunda-feira (08), a campanha Preciso Viver 2024. Promovida pela Rede Feminina Nacional de Combate ao Câncer – RFNCC, a campanha traz como tema “Cuidando de Quem Cuida” e reforça o compromisso em também contribuir com o bem-estar dos cuidadores de pacientes oncológicos. O lançamento local da campanha ocorreu no Espaço Sorriso, no Hospital São Marcos.

Receber o diagnóstico de câncer muda a rotina de todos ao redor do paciente desde a adaptação de consultas, tratamento, responsabilidade de vida diária até o trabalho. Poder contar com uma rede de apoio é fundamental em todo o processo. Por isso, a Rede abraça a campanha mais uma vez e faz o alerta sobre a importância de os cuidadores também cuidarem de si e serem cuidados. Dessa forma, mantém condições para enfrentarem essa jornada da luta contra o câncer.

Irene, uma paciente ativa da Rede, revela a importância do apoio e do acolhimento oferecidos pela instituição durante sua jornada contra a doença: “A rede feminina dá um acalento. Sempre que vou no hospital São Marcos, passo na Rede. Essa campanha está sendo ótima, maravilhosa. Ela é muito útil para quem passa pelo tratamento de câncer. E pra quem acompanha também.” Já, Maria Damasceno, cuidadora pela terceira vez, conta que é difícil, mas com apoio dá pra vencer: “Já passei por isso antes no hospital. Com minha mãe, com a filha e agora com o filho. É difícil, mas a gente vence e tem apoio. Quem cuida tem que estar firme e forte para ajudar e ver o ente querido bem. A campanha é muito boa, estou muito feliz. Me sinto muito bem”, relata.

Após anos de dedicação na Rede Feminina de Combate ao Câncer, cuidando de pacientes e acompanhantes, a voluntária Tânia Cardoso vivenciou os desafios de ser cuidadora de um ente querido e pontua a importância do tema: “Depois de alguns anos cuidando dos pacientes e acompanhantes, o câncer entrou na minha casa. E foi aí que vivi ainda mais experiência de cuidar. E de ser cuidada. Muitas vezes o cuidador não cuida só da saúde do paciente, mas de todas as pessoas que estão em volta. Então, a campanha está voltada para esse tema tão importante”, conta a voluntária da Rede.

RFCC-PI comemora 37 anos

Em paralelo, a Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí comemorou 37 anos atuando na luta social no combate ao câncer. O evento reuniu voluntárias, pacientes e seus cuidadores em uma manhã de encontros e comemoração.

A presidente da RFCC-PI, Carmem Campelo, ressalta não apenas a celebração dos 37 anos da organização, mas também expressa gratidão a todos os voluntários, doadores e colaboradores que contribuíram para o sucesso da rede: “Hoje estamos comemorando 37 anos da Rede Feminina de Combate ao Câncer no Piauí. A nossa palavra é gratidão. Nós sentimos uma alegria imensa por ajudar a impactar no tratamento oncológico do Piauí e também por podermos impulsionar e voluntariar o estado. Nosso muito obrigada!”, agradece.