Cemitério São Paulo sedia visita mediada por obras de arte e esculturas

A Necrópole São Paulo, localizada no bairro de Pinheiros, recebe neste sábado (20), a partir das 18h, a sexta edição do projeto mensal “Necrópole São Paulo e Suas Vozes”.

Inaugurada em janeiro de 1926, a Necrópole São Paulo abriga um fantástico acervo de obras de arte, como Galileu Emendabili, com “A ausência- pão”, “Capela São Francisco” e “Mausoléu Família Varam Keutenedjian”; Alfredo Oliani, com “Último Adeus e “Triste separação”; e Victor Brecheret, com “Prece anjos”.

A visita, que conta a história destas e de outras obras, foi organizada pela Cortel em parceria com a historiadora Viviane Comunale e o influenciador Thiago de Souza. A atividade será gratuita e faz parte da semana da criatividade proposta pela Unesco.

“A gente acredita que a Necrópole sempre foi um ambiente de desenvolvimento criativo, tanto para soluções dos temas relacionados ao próprio luto, como processos e elaborações, como também a ideia de estabelecimento de marcos de memória. Não é por acaso que se usava tantas obras e artes tumulares para ter referencias territoriais de famílias, simbologias, rituais”, resume Thiago.

Museu a céu aberto: passeio ajuda a contar histórias e curiosidades da cidade / Divulgação/Cortel SP

O cemitério SP abriga, além de obras de arte, túmulos de personalidades que ajudam a contar a história da cidade como Prestes Maia, ex-prefeito de São Paulo; Nicola Rollo, escultor ítalo-brasileiro; José Mojica Marins, ator e cineasta conhecido como Zé do Caixão; Antônio Abujamra, dramaturgo e Arthur Friedenreich, a primeira grande estrela do futebol brasileiro.

Para Viviane, o passeio significa uma iniciativa inovadora para abordar “tabus” não apenas relacionados a morte, mas sobre estes territórios. “Ajudamos a promover reencontros de pontes afetivas para o reestabelecimento de sentimentos e sentidos de pertencimento de identidade com as cidades”, conta.36

Na última edição, realizada em março, o evento homenageou o legado de José Mojica Marins, o Zé do Caixão, que teria completado 88 anos.

Visita mediada do projeto “Necrópole São Paulo e Suas Vozes”: Rua Cardeal Arcoverde, 1250, Pinheiros/ Data e horário: 20/4, às 18h/ Inscrições neste link.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/viagemegastronomia/viagem/cemiterio-sao-paulo-sedia-visita-mediada-por-obras-de-arte-e-esculturas/