Guia Michelin elege os 146 melhores hotéis da Itália

A primeira seleção dos melhores hotéis da Itália pelo Guia Michelin distribuiu de uma a três chaves para 146 propriedades do país europeu. O sistema de chaves é semelhante às estrelas concedidas aos restaurantes.

Dos 146 hotéis, oito receberam três chaves Michelin, a distinção máxima da seleção. Outros 31 foram condecorados com duas chaves e 107 receberam uma chave. Uma chave indica uma estadia muito especial; duas chaves indicam estadias excepcionais com experiências memoráveis; e três indicam uma estadia única, que revelam propriedades que são um destino por si só.

Constam na lista hotéis nos principais destinos turísticos da Itália, como Roma, Milão, Veneza, Florença e empreendimentos na Toscana e na Costa Amalfitana. As propriedades avaliadas incluem hotéis de luxo nas principais capitais, assim como castelos e fazendas na Toscana, hospedagens à beira-mar e hotéis boutique de menos de 10 quartos espalhadas pelo país.

Hotéis três chaves na Itália

Castello di Reschio tem mil anos e foi transformado em hotel cinco estrelas com vista para as colinas da Úmbria / Philip Vile/Divulgação

Entre os oito hotéis com a distinção máxima pelo guia, dois ficam em Veneza. O Cipriani, um Belmond Hotel, é um deles: o hotel fica na ilha de Giudecca e é ícone da hotelaria da cidade. Aberto em 1958, ele possui 95 quartos e ocupa parte de um palazzo do século 15. O local tem vistas para a Praça de São Marcos e disponibiliza a única piscina externa na área central da cidade.

Também em Veneza, o Aman Venice é outro que soma três chaves. Situado à beira do Grande Canal, o hotel de 24 quartos mistura uma decoração clássica contemporânea dentro de um palácio renascentista.

Já o Castello di Reschio é destaque em território próximo da Toscana. A hospedagem fica em uma propriedade de 1,5 mil hectares nas colinas da Úmbria e tem 36 quartos distribuídos em um castelo de mais de mil anos e na antiga sacristia de uma igreja. Os restaurantes usam produtos da própria fazenda, como mel e azeite, e cavalgadas por vinhedos, piqueniques e chalé no lago são algumas das experiências.

Confira abaixo os oito hotéis com três chaves Michelin na Itália: 

  • JK Place Capri (Capri)
  • Corte della Maestà (Civita di Bagnoregio)
  • Castello di Reschio (Lisciano Niccone)
  • Casa Maria Luigia (Modena)
  • Rosewood Castiglion Del Bosco (Montalcino)
  • Il San Pietro di Positano (Positano)
  • Aman Venice (Veneza)
  • Cipriani, A Belmond Hotel (Veneza)

Outros destaques

A cidade de Florença também ganhou hotéis de destaque na seleção do guia. O Four Seasons Hotel Firenze, por exemplo, recebeu duas chaves. Ele fica em um palácio renascentista e, além de opulência clássica, o hotel respira luxo moderno entre os seus 116 quartos e dois restaurantes italianos.

Ainda em Florença, o Hotel Lungarno, controlado pela família Ferragamo, entrou no guia com uma chave. São 63 quartos e um restaurante com estrela Michelin, o Borgo San Jacopo.

Em Milão, capital da moda, dois hotéis do mundo fashion entraram para a lista com duas chaves: o Bulgari Milano e o Portrait Milano. O primeiro é parte do braço de hospitalidade da Bulgari, marca italiana de artigos de luxo que hoje soma mais de 12 propriedades ao redor do mundo. Já o segundo também faz parte da cartela de empreendimentos da família Ferragamo.

Em Roma, entre os destaques com uma chave Michelin estão dois hotéis de bandeira Rocco Forte: o Rocco Forte Hotel De La Ville e o Rocco Forte Hotel de Russie. O primeiro tem 104 quartos e fica a poucos passos das Escadarias da Praça da Espanha; já o segundo soma 122 acomodações e é vizinho à Piazza del Popolo e ao parque Villa Borghese.

Quem também recebeu uma chave Michelin em Roma foi o Six Senses Rome, inaugurado no ano passado com 96 acomodações dentro do Palazzo Salviati Cesi Mellini, construção do século 15 nos arredores do centro histórico.

Vale destacar ainda o San Domenico Palace, Taormina, A Four Seasons Hotel. A propriedade de bandeira Four Seasons em Taormina, na Sicília, foi honrada com duas chaves e ganhou destaque mundial por ser pano de fundo da segunda temporada de “The White Lotus”.

O Guia Michelin tem revelado neste ano as primeiras seleções com os melhores hotéis de determinados países do mundo. Hotéis da França, dos Estados Unidos e da Espanha já foram avaliados. A próxima lista será dedicada ao Japão, em julho. Confira todos os hotéis com chaves Michelin na Itália neste link.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/viagemegastronomia/hoteis/guia-michelin-elege-os-146-melhores-hoteis-da-italia/