Ilha oferece experiências autênticas e algumas das melhores praias do Caribe

Quando se pensa no Caribe, logo se pensa em praias. Mas quando se pensa em Trinidad…nem tanto. Esta é a terra do “Soca music” e do Carnaval, um setor petrolífero em crescimento e da cantora Nicki Minaj. Praias? Viajantes normalmente escolhem outros lugares no Caribe para isso. Mas deveriam?

As praias de Trinidad são, na realidade, tão deslumbrantes quanto qualquer trecho de areia e mar encontrado em qualquer lugar do Caribe. Além disso, cada uma das mais de 50 praias de Trinidad tem seu próprio caráter especial, garantindo que haja uma para atender a quase todos os tipos de banhistas. Aqui estão algumas das melhores:

Praia de Mayaro

Se você está procurando um lugar perfeito para atender ou superar sua cota diária de 10.000 passos, então a Praia de Mayaro é perfeita para você. A mais longa praia de Trinidad, Mayaro se estende por nove milhas ao longo da costa sudeste da ilha.

O forte surf aqui limita a natação aos mais experientes. Outros aventureiros testam o vento e as ondas praticando kitesurf. Para o restante de nós, no entanto, caminhar aqui ao longo de areias quase intocadas, longe das praias mais populares ao norte, mais do que satisfaz.

Praia de Manzanilla

Nascer do sol e oceano na Praia Manzanilla, em Trinidad / Jono Hirst/Unsplash

Logo ao norte de Mayaro, embora não muito mais conhecida, a Praia de Manzanilla também é ótima para caminhadas. Centenas de altos coqueiros margeiam a costa aqui, criando uma atmosfera digna de um tradicional sonho de praia deserta.

A principal atração aqui: procurar conchas marinhas. Espessos aglomerados delas se acumulam em montes ao longo da areia de Manzanilla.

Praia de Grand Riviere

Ao contrário dos longos trechos de areia que margeiam suas costas leste, as praias da costa norte de Trinidad estão aninhadas em pequenas baías concentradas. Essas enseadas de meia-lua idílicas esculpidas da costa irregular e montanhosa são o epítome de refúgios românticos de praia intocados.

Grand Riviere se destaca entre elas como a principal praia de desova de tartarugas-marinhas de Trinidad. Não é incomum encontrar centenas de tartarugas-de-couro desovando ao longo da escassa quilômetro de areia de Grand Riviere em uma noite dada na temporada (entre março e agosto).

Nota: É necessário uma permissão da Divisão Florestal de Trinidad para visualizar a desova das tartarugas-de-couro.

Praia de Maracas Bay

A fama de Maracas cresceu ainda mais graças à singular iguaria culinária trinitina: bake and shark
A fama de Maracas cresceu ainda mais graças à singular iguaria culinária trinitina: bake and shark / Thruston Benny/Unsplash

Assim como Grand Riviere é para os amantes da natureza, Maracas Bay é para os amantes da gastronomia. Outra das sorridentes enseadas crescentes de conto de fadas da costa norte de Trinidad, Maracas é facilmente a praia mais popular e conhecida da ilha.

A fama de Maracas está enraizada, em parte, em sua popularidade entre os militares dos EUA destacados em Trinidad durante a Segunda Guerra Mundial. Os soldados acharam a Baía de Maracas tão bonita que encomendaram a construção do que por muitos anos foi a melhor estrada de Trinidad, expressamente para que pudessem acessar e desfrutar da praia com mais facilidade.

Nos anos seguintes, porém, a fama de Maracas cresceu ainda mais graças à singular iguaria culinária trinitina que é o “bake and shark“. Um bake and shark (às vezes também chamado de shark and bake) é um sanduíche. Um sanduíche de carne de tubarão. O tubarão (geralmente blacktip) é frito. Bakes trinitinos, bolinhos fritos de massa de farinha fofa semelhantes aos bolinhos de pão, são usados no lugar do pão. A combinação produz um dos sabores mais adorados de Trinidad.

A lenda conta que o bake and shark foi criado, servido e apreciado pela primeira vez na Praia da Baía de Maracas. Hoje, uma coleção de quiosques de almoço recuados da praia na areia oferecem sua própria interpretação do clássico trinitino, além de uma variedade de outras comidas e guloseimas locais e internacionais.

Em tempos mais recentes, no entanto, preocupações com a sustentabilidade do uso de tubarões blacktip levaram a campanhas instando as pessoas a pensar duas vezes antes de comê-los.

Praia de Las Cuevas

Uma baía a leste de Maracas (cerca de 10 a 15 minutos de carro), a Praia de Las Cuevas está idealmente situada para aqueles que desejam dobrar seu prazer de praia combinando visitas a ambas em uma viagem. Depois de um tempo de relaxamento nas festas de Maracas, siga pela colina até Las Cuevas.

Tudo aqui é mais tranquilo do que em Maracas, incluindo o mar e as ondas. Isso faz de Las Cuevas, possivelmente, a melhor praia para nadar em Trinidad. Com 2,2 quilômetros de extensão, Las Cuevas é também a maior praia da costa norte de Trinidad, o que proporciona mais espaço para aproveitar sua própria diversão de praia privativa e isolada.

Ilhas DDI: Down D Islands

Menos conhecidas do que suas praias são as ilhas e ilhotas satélites de Trinidad. De fato, o país de Trinidad e Tobago é composto por mais do que apenas suas duas principais massas de terra. As Ilhas Down D de Trindade, ou DDI, facilitam para os visitantes fazer passeios entre as partes offshore de Trinidad que a maioria dos trindadianos nem sequer conhece.

Excursões de barco para as DDI são oferecidas por várias empresas turísticas, muitas operando em Chaguaramas, na costa oeste de Trinidad, perto da capital, Porto de Espanha. Uma das viagens de um dia mais populares leva os visitantes a Gaspar Grande. Uma vez lá, os hóspedes desfrutam de uma caminhada de baixo impacto até uma caverna. Escadas bem iluminadas descem até um lago subterrâneo conhecido como a Gruta Azul.

Viajantes menos aventureiros, no entanto, podem pular tudo isso e simplesmente optar por brincar nadando nas baías intocadas e isoladas das pequenas ilhotas desabitadas de Trinidad. Uma experiência de viagem verdadeiramente única em um lugar muito inesperado.

Curiosidades sobre as praias de Trinidad

Os 420 quilômetros de costa de Trinidad oferecem mais de 50 praias. Assim como em outros lugares do Caribe, todas as praias são públicas.

Ao contrário de muitas outras partes do Caribe, as praias mais populares de Trinidad são vigiadas por salva-vidas. Entre as praias destacadas, Mayaro, Manzanilla, Maracas e Las Cuevas têm salva-vidas. Outras praias de Trinidad onde você encontrará salva-vidas de plantão incluem Los Iros, Toco, Salybia, Vessigny e Quinam. Os serviços de salva-vidas de Trinidad são fornecidos entre as 10h e as 17h30 todos os dias, inclusive fins de semana e feriados.

Barracas de comida e bebida, bares de praia, banheiros e outras instalações estão presentes em muitas das praias mais populares de Trinidad. Isso é especialmente verdadeiro na Praia da Baía de Maracas, onde até o Wi-Fi é bastante bom até a linha da costa.

Os megaresorts encontrados em muitas partes do Caribe, ocupando os melhores trechos de areia, não existem em Trinidad. As poucas acomodações que existem geralmente são do tipo pousada pequena e acolhedora, vila ou Airbnb. Como tal, as experiências de praia aqui são mais autênticas à vibração natural da ilha e à sua verdadeira cultura do que você pode encontrar em outros destinos mais focados no turismo.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/viagemegastronomia/viagem/ilha-oferece-experiencias-autenticas-e-algumas-das-melhores-praias-do-caribe/