Investimentos em aeroportos somam R$ 5,6 bilhões

Divulgação/CCR Aeroportos

Os aportes são para obras de ampliação e modernização de terminais, reparação e construção de novas pistas, reforço na infraestrutura já existente

O Ministério de Portos e Aeroportos contabiliza R$ 5,6 bilhões em investimentos em infraestrutura aeroportuária no primeiro semestre de 2025. Os recursos, provenientes do Governo Federal e da iniciativa privada, abrangem 20 aeroportos em nove Estados brasileiros, com foco na ampliação de terminais, construção de pistas e reforço da infraestrutura existente.

De acordo com o ministério, os aportes foram direcionados tanto a aeroportos concedidos quanto àqueles sob administração estatal. As obras incluem modernização de terminais de passageiros, recuperação de pistas, construção de novas áreas de taxiamento e implantação de sistemas de segurança como PAPI (indicador de trajetória de aproximação de precisão), RESA (área de segurança ao fim da pista) e EMAS (sistema de parada de emergência). Na área de segurança, também estão previstas a instalação de cercas operacionais e a melhoria de vias de acesso e estacionamentos.

O ministro Silvio Costa Filho afirmou que “essas obras são fundamentais para ampliar aeroportos e expandir a aviação brasileira”, destacando que o setor registrou um crescimento de 10% no semestre e ultrapassou a marca de 61 milhões de passageiros transportados.

  • Do total investido, cerca de R$ 900 milhões foram aplicados em obras já entregues nos aeroportos de Foz do Iguaçu (PR) – R$ 396 milhões; Londrina (PR) – R$ 201 milhões; Macaé (RJ) – R$ 206,2 milhões; e Dourados (MS) – R$ 94,3 milhões.
  • A maior parcela dos anúncios se concentra na região Sudeste, com R$ 3,15 bilhões: Congonhas/SP (R$ 2,5 bilhões), Uberlaba/MG (R$ 150 milhões), Uberlândia/MG (R$ 300 milhões) e Montes Claros/MG (R$ 200 milhões).
  • No Norte, os investimentos somam R$ 730 milhões: Santarém/PA (R$ 210 milhões), Altamira/PA (R$ 170 milhões), Marabá/PA (R$ 180 milhões) e Carajás/PA (R$ 170 milhões).
  • O Centro-Oeste contará com R$ 625 milhões: Campo Grande/MS (R$ 280 milhões), Corumbá/MS (R$ 170 milhões) e Ponta Porã/MS (R$ 175 milhões).
  • Outros aportes foram direcionados a terminais públicos em diversas regiões, como Ji-Paraná/RO (R$ 11,2 milhões), Americana/SP (R$ 16,3 milhões), Barreiras/BA (R$ 44,1 milhões), Dourados/MS (R$ 44,5 milhões), Santa Rosa/RS (R$ 47,8 milhões) e Ponta Grossa/PR (R$ 32,1 milhões).

“O Governo Federal sabe da importância da aviação para o desenvolvimento nacional e concentra esforços na melhoria da infraestrutura para que mais rotas sejam ativadas e mais brasileiros possam viajar de avião”, afirmou o secretário nacional de Aviação Civil, Tomé Franca.

Fonte: https://www.panrotas.com.br/aviacao/aeroportos/2025/07/investimentos-em-aeroportos-somam-r-56-bilhoes-no-primeiro-semestre-aponta-mpor_220048.html