Melhor restaurante da Ásia fica em Tóquio e serve cozinha francesa

O restaurante francês Sézanne, em Tóquio, no Japão, foi eleito o melhor restaurante da Ásia neste ano pelo Asia’s 50 Best Restaurants. A lista com os 50 melhores restaurantes do continente em 2024 foi divulgada nesta terça-feira (26) e inclui casas de 19 cidades asiáticas.

O Sézanne fica no sétimo andar do Four Seasons Hotel Tokyo, no bairro de Marunouchi, e é capitaneado pelo chef Daniel Calvert. Ele serve na casa uma gastronomia neofrancesa, em que ingredientes japoneses são incorporados aos pratos clássicos da culinária do país europeu.

O restaurante trabalha com menus degustação que mudam periodicamente de acordo com ingredientes sazonais do Japão. Atualmente há dois menus na casa, que custam entre R$ 915 e R$ 1.665, incluindo taxas e serviço.

Além de uma seleção de garrafas raras de champanhe, espumantes artesanais e safras vintage, a casa também produz um pão especial elaborado com milho de Hokkaido e com um fermento caseiro criado pelo próprio chef, em que é servido com manteiga da região francesa da Bretanha.

Equipe do Sézanne na cerimônia do Asia’s 50 Best Restaurants 2024; restaurante é liderado pelo chef Daniel Calvert / Debbie Y/50 Best Restaurants

O Sézanne estreou no ranking do Asia’s 50 Best em 2022 em 17º lugar. No ano passado, galgou o 2º lugar na lista.

Confira os 10 primeiros colocados entre os 50 melhores restaurantes da Ásia em 2024:

  1. Sézanne (Tóquio)
  2. Florilège (Tóquio)
  3. Gaggan Anand (Bangkok)
  4. The Chairman (Hong Kong)
  5. Wing (Hong Kong)
  6. Nusara (Bangkok)
  7. Sühring (Bangkok)
  8. Den (Tóquio)
  9. La Cime (Osaka)
  10. Odette (Singapura)

Confira a lista completa do Asia’s 50 Best Restaurants aqui.

A premiação

Singapura lidera o ranking com nove restaurantes entre os 50 melhores. Bangkok, capital da Tailândia, aparece em seguida com oito casas, seguida por Hong Kong com seis e Seul e Xangai com quatro cada um. Além do ranking, outros prêmios especiais foram entregues na cerimônia sediada em Seul, capital da Coreia do Sul.

A chef Mineko Kato, do restaurante Faro, em Tóquio, foi eleita como a Melhor Chef Pâtisserie da Ásia. O título de Melhor Sommelier foi para Kevin Lu, do restaurante Logy, de Taipei. Já o chef Sung Anh, do restaurante Mosu, em Seul, levou o Prêmio de Melhor Chef da noite, o único prêmio paralelo votado pelos próprios colegas de profissão.

O restaurante Nusara recebeu o Prêmio de Hospitalidade e o Haoma foi honrado com o Prêmio de Sustentabilidade. Ambos ficam em Bangkok.

A lista com os melhores restaurantes é compilada a partir dos votos dos membros da Academia do Asia’s 50 Best Restaurants, que possui 318 especialistas, como escritores, críticos gastronômicos, chefs e donos de restaurantes líderes.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/viagemegastronomia/gastronomia/melhor-restaurante-da-asia-fica-em-toquio-e-serve-cozinha-francesa/