Onde os chefs comem? Com Guillaume Petitgas, do La Boulangerie, em Brasília

Francês de nascença e brasiliense de coração, Guillaume Petitgas é o nome por trás dos pães de fermentação natural e dos quitutes da La Boulangerie, em Brasília. A padaria foi inaugurada em 2007 na Asa Sul.

Expert em pães, folhados e doces, Guillaume já se aventurava na cozinha aos 15 anos, o que o levou a se formar na Chambre des Métiers em La Roche sur Yon, comuna onde nasceu. Trabalhou durante dois anos com panificação artesanal na Noruega e desembarcou em Brasília com vontade e a missão de abrir uma padaria aos moldes franceses.

Hoje, junto da matriz, a La Boulangerie conta com três unidades “petit” espalhadas pela capital.

Além de acompanhar as fornadas diárias e de se dedicar a novos projetos, Guillaume frequenta variados restaurantes em Brasília e compartilha abaixo seus endereços prediletos para comer e beber bem na capital federal:

Sallva possui deque externo do lado das águas do Lago Paranoá / Reprodução/Instagram/@sallvabsb

O Sallva fica no Pontão do Lago Sul, ou seja, em frente do lago, com um belo deque exterior e ambiente agradável.

A comida não fica para trás: é maravilhosa. A casa foca em opções de peixes e frutos do mar, massas e carnes. Dos itens, sempre peço pratos que possuem camarão.

Sallva Bar & Ristorante: SHIS QL 10, 01 – Pontão do Lago Sul, Brasília – DF / Tel.: (61) 3522-4352 / Horário de funcionamento: segunda a quinta-feira, das 11h à 0h; sexta a domingo, das 11h à 1h.

Além de restaurantes com foco em carnes premium preparadas na parrilla uruguaia, as unidades da Chicago Prime funcionam ainda como rotisseria e boutique de carne.

Entre as opções da rotisseria, adoro o frango grelhado. É o melhor da cidade na minha opinião, daqueles prontos para serem levados para casa e compartilhar com toda a família.

Chicago Prime: confira unidades, endereços, contatos e horários no site

O Dona Lenha tem a cozinha mediterrânea como foco e hoje se espalha por quatro unidades em Brasília. Gosto de frequentar a casa da Asa Sul, com ambiente aconchegante, preço justo e comidas saborosas.

Entre os pratos, que variam de massas a grelhados, minha aposta é no clássico parmegiana de filé mignon. Junto dele temos direito de escolher acompanhamentos, a exemplos de vários arrozes, purês, batatas fritas e até ratatouille de legumes.

Dona Lenha: SCLS 202 – Bloco C, loja 36, Brasília – DF  / Tel.: (61) 3322-1234 / Horário de funcionamento: todos os dias, das 12h à 0h / Confira outras unidades no site

O Pinella funciona em Brasília desde 2011 e conta com uma programação musical todos os dias. Para acompanhar: aperitivos e bons drinques.

Do menu, minha opção é sempre o frango a passarinho, que é desossado e bem temperado. O pedido cai muito bem com uma deliciosa caipirinha da casa.

Pinella Bar: Comércio Local Norte 408 BL B Loja 20 – Asa Norte, Brasília – DF/ Tel.: (61) 3347-8334 / Horário de funcionamento: segunda-feira a sábado, das 17h à 0h. 

O Faisão Dourado é bem simples, com um ambiente de boteco, mas que nos oferece preços justos e refeições bem servidas.

Minha escolha é o fígado bovino, que durante a semana vem acompanhado de arroz, feijão preto, fritas, farofa e vinagrete. Aos finais de semana e feriados os acompanhamentos mudam: entram em cena o feijão tropeiro e a maionese.

Faisão Dourado: SCLS 314 Asa Sul – Bloco D loja 2 – Asa Sul, Brasília – DF / Tel.: (61) 3245-6521 / Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 11h às 23h; sábado, das 11h às 22h, e domingo, das 11h às 16h. 

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/viagemegastronomia/gastronomia/chefs/onde-os-chefs-comem-com-guillaume-petitgas-do-la-boulangerie-em-brasilia/