Onde os chefs comem? Com Lênin Palhano, do B Hotel, em Brasília

Nascido no interior do Paraná, o chef Lênin Palhano é conhecido por sua criatividade e inquietude. Com 37 anos e há 17 no mercado, começou sua trajetória em uma rede de fast food.

Passou por casas do Grupo Vino!, como o Terra Madre e o francês C’ la Vie, até se tornar chef executivo de todo o grupo; assumiu a gestão gastronômica do primeiro hotel boutique de Curitiba, o Nomaa Hotel; criou o Grupo Obst., dando origem aos restaurantes Obst.Lugar, Ninna Cozinha, Olivia Mercearia Artesanal, Ottro Sanduba e Ottra Pizza.

Após sua saída do Grupo Obst., criou o Lênin Palhano Hospitalidade e Gastronomia, tendo como projeto a repaginação de toda a gastronomia do B Hotel Brasília, e no qual também assume a chefia executiva da cozinha do empreendimento.

Em reconhecimento ao seu trabalho, conquistou o prêmio de “Chef revelação – Talento Jovem do Prêmio Bom Gourmet” (2010) e a chancela na seleção de chefs mais promissores do país pela GQ em 2017, sendo o único fora do eixo Rio – São Paulo.

Confira a seguir as dicas do chef de onde comer em Brasília:  

Torresmo do Bitaca da Norte, restaurante que oferece os sabores de Minas em Brasília / Reprodução Instagram

A Bitaca da Norte é um pedacinho de Belo Horizonte em Brasília, sendo assim, nem preciso dizer que o Torresmo de barriga de porco é muito bem-feito, ainda mais acompanhado de uma caipirinha da casa. Uma ótima memória de Minas em BSB.

Bitaca da Norte: SCLRN 716 F, loja 29 – Asa Norte, Brasília – DF / Funcionamento: terça-feira a sábado, das 12h às 22h, e domingo e feriados, das 12h às 17h. Não abre às segundas-feiras. 

Desde 1966 esse bar raiz, que nos fundos tem uma churrasqueira, faz sucesso na cidade com suas mesas e cadeiras de plástico e ambiente superdescontraído. Como eles mesmo dizem, por lá, é servida comida de verdade! Com ótimas opções de linguiças e carnes, além da cerveja sempre gelada para acompanhar.

Pauliceia Bar: CLS 113 Bl A s/n lj 20, SHCS, Brasília – DF / Funcionamento: segunda a quinta-feira, a partir das 16h; sexta-feira, das 11h30 à 0h; sábado, das 11h30 às 16h. Não abre aos domingos. 

Ótimo programa para o fim de semana, com muitas opções de artesanato e comidinhas, principalmente do Norte e Nordeste. Destaque para os sorvetes de frutas do cerrado e o Tacaca da Dona Varlene, no box Recanto do Pará.

Feira da Torre de TV: atrás da Torre de TV; Setor de Divulgação Cultural – SDC, Eixo Monumental, Brasília – DF / Funcionamento: sábado, domingo e feriados, das 9h às 18h. 

Com um amplo menu que vai de itens de salumeria, hambúrgueres, sanduíches, bruschettas e pratos preparados no forno, como a deliciosa costelinha suína marinada ao molho barbecue, tamarindo, pimenta de macaco e acetomel de maxixe, a casa, como o próprio nome deixa claro, é especializada em vinhos. A carta é excelente, com rótulos de diversos países e boas opções em taça.

IVV Swinebar: Asa Norte CLN 314 BL B – Loja 21 – Asa Norte, Brasília – DF / Funcionamento: terça e quarta-feira, das 18h às 23h; quinta a sábado, das 18h às 00h. Não abre às segundas-feiras e domingos. 

A Saborella tem sido um ponto de interesse de Brasília desde meados dos anos 90, quando começou a produzir o mais autêntico gelato italiano – meu sabor predileto é o de tapioca. Depois de um tempo, incorporou em seu mix de produtos opções que vão além do sorvete, como sopas, sanduíches, bolos e outras delícias como o caranguejo.

Saborella: SHCN CL 112, Bloco C – Loja 36 Asa Norte e Casa Park Shopping SGCV Sul Lote 22, Quiosque 04, Brasília – DF / Funcionamento: todos os dias, das 11h às 21h.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/viagemegastronomia/gastronomia/chefs/onde-os-chefs-comem-com-lenin-palhano-do-b-hotel-em-brasilia/