Os melhores hotéis do Rio de Janeiro para quem vai ao show da Madonna

O show de Madonna na Praia de Copacabana em 4 de maio promete ser o maior da carreira da artista. A confirmação da apresentação gratuita nas areias da praia mais famosa do Brasil tem causado um aumento exponencial nas buscas de hotéis e de passagens.

Para se ter uma ideia, um levantamento da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) revelou que a ocupação de hotéis de 3 e 4 estrelas pode chegar 100% na data. Aumentos de até 1.000% nas buscas para embarques de ônibus com destino ao Rio foram registrados pela Clickbus. A Latam Airlines também revelou que houve aumento de 30% na demanda de passagens aéreas entre 1º e 4 de maio de 2024.

Com o show da Madonna, surge a pergunta: onde se hospedar no Rio de Janeiro?

Confira abaixo uma seleção de hotéis na Cidade Maravilhosa espalhados por Copacabana e pela Zona Sul: 

  • Belmond Copacabana Palace

Copacabana Palace tem 239 acomodações e é personagem da história da cidade / Romulo Fialdini

Ícone da hotelaria carioca que completou 100 anos em 2023, o Copacabana Palace é um núcleo da vida social do Rio e congrega inúmeros eventos ao longo do ano. Os shows nas areias de Copacabana geralmente acontecem em frente ao hotel, como foi o “Show do Século” de Alok e como é esperado para a apresentação de Madonna.

Com uma fachada art déco preservada, o hotel tem 239 acomodações luxuosas. Dois restaurantes têm uma estrela Michelin: o Cipriani, de sotaque italiano e comandado por Nello Cassese, chef executivo do hotel e Diretor Culinário da Belmond na América do Sul, e o Mee, cuja cozinha foca na fusão pan-asiática. Há ainda o Pérgula, com grill que serve cortes nobres.

Spa, quadra de tênis, piscina semiolímpica – que já recebeu Mick Jagger, Carmen Miranda e Lady Di – e tours personalizados completam a alma do hotel.

Belmond Copacabana Palace: Avenida Atlântica, 1702 – Copacabana, Rio de Janeiro – RJ / Reservas pelo site.

Vista do Emiliano Rio de Janeiro, na praia de Copacabana
Vista do Emiliano Rio de Janeiro, em Copacabana / Divulgação

Nascido em São Paulo e aberto no Rio em 2016, o Emiliano Rio preza pelo luxo com privacidade. São 90 apartamentos, que variam entre 42 e 120 m², todos com decoração clean. Do lado de fora chamam a atenção painéis com elementos vazados que se movem na fachada, outra assinatura do hotel e que resgata o modernismo brasileiro.

O hotel tem um agradável rooftop com vistas para o Arpoador e para a Praia de Copacabana. Ali fica também a piscina e o restaurante Emiliano Rooftop, aberto também a não hóspedes sob tutela do chef Camilo Vanazzi. O outro restaurante, o Emile, fica no térreo, onde o chef trabalha com uma cozinha contemporânea com ingredientes sazonais e orgânicos. Para relaxar ainda mais, um spa com suítes e saunas está à disposição.

Emiliano Rio: Avenida Atlântica, 3804 – Copacabana, Rio de Janeiro – RJ / Reservas pelo site.

Piscina infinita do Fairmont Copacabana
Piscina de borda infinita do Fairmont com vista para a Praia de Copacabana / Divulgação

O Fairmont desembarcou no Rio em 2019 vizinho ao Forte de Copacabana e trouxe um design inspirado na cidade dos anos 1950. São ao todo 375 acomodações divididas em sete categorias com diferentes vistas de Copacabana.

A piscina frontal é cartão-postal do hotel e possui vista para o mar e para o Pão de Açúcar, mas uma outra, menos disputada, fica do outro lado do lobby. O bar Spirit Copa serve drinques autorais e menu com tiraditos e tapas, assim como recebe programação musical intensa à beira da piscina, do jazz ao samba. Um spa completo oferece tratamentos e saunas e uma estrutura de praia recebe hóspedes na areia junto do Tropìk Beach Club, com inspiração mediterrânea e influência da cozinha grega.

Fairmont Rio: Avenida Atlântica, 4240 – Copacabana, Rio de Janeiro – RJ / Reservas via site.

  • Miramar Hotel by Windsor Copacabana

Piscina do rooftop do hotel Miramar by Windsor em Copacabana, no Rio
Piscina do rooftop do hotel Miramar by Windsor em Copacabana / Divulgação

Hotel requintado da rede Windsor, que possui mais de uma dezena de outros hotéis no Rio, o Miramar, de frente para a praia de Copacabana, tem 200 apartamentos em diferentes categorias, desde os quartos standard entre o 3º e o 15º andar até a suíte master, com 79 m² no 14º andar.

O restaurante Alloro al Miramar serve uma culinária italiana sob os cuidados do chef Michele Petenzi – recentemente a casa apareceu pelo terceiro ano consecutivo na lista 50 Best Discovery, braço do ranking do The World’s 50 Best Restaurants. O hotel dispõe de serviço de praia com guarda-sol e toalhas e possui uma política pet friendly em que hóspedes podem curtir a estadia ao lado de cães e gatos de até 5 kg.

Miramar Hotel by Windsor: Avenida Atlântica, 3668 – Copacabana, Rio de Janeiro – RJ / Reservas no site.

Rooftop do Hilton Copacabana, no Rio de Janeiro
Rooftop e lounge do Hilton Copacabana / Divulgação

O prédio mais alto da orla de Copacabana tem 39 andares e dá lugar às 545 acomodações do hotel Hilton, situado entre as avenidas Atlântica e Princesa Isabel, duas das mais movimentadas deste pedaço da cidade.

As acomodações vão desde quartos padrão com 24 m² até a suíte imperial, com vistas privilegiadas e 157 m². A gastronomia tem à frente o chef argentino Pablo Ferreyra. Há o Clarice Restaurante, o Clarí Bar e o lounge Isabel. Rooftop, duas piscinas, spa com sauna, serviço de praia e política pet friendly completam as ofertas do hotel.

Hilton Copacabana: Avenida Atlântica, 1020 – Copacabana, Rio de Janeiro – RJ / Reservas no site.

Quarto com rede do Hotel Arpoador, no RJ
Quartos do hotel Arpoador apostam em materiais leves e decoração clean / Divulgação

Com apenas 49 quartos, o hotel de pegada íntima e despreocupada tem restaurante com serviço no calçadão e terraço com vista privilegiada para a Pedra do Arpoador e para o Morro Dois Irmãos. A entrada é pela rua Francisco Otaviano, continuação da Avenida Vieira Souto, que atravessa Ipanema.

Mas o charme reside de frente para o mar, na rua de pedra Francisco Bhering, cujos prédios vizinhos são apartamentos residenciais – sinônimo de calmaria em um dos endereços mais agitados da cidade. O décor ganha materiais leves com palhas, linho e algodão. O Arp Bar, também aberto a não hóspedes, serve comida para todas as horas, do café da manhã ao brunch e jantar, com pratos descomplicados em ambiente calmo de frente para o reduto de surfistas do Rio.

Hotel Arpoador: Rua Francisco Otaviano, 177 – Ipanema, Rio de Janeiro – RJ / Reservas no site.

Fachado do Fasano Rio e parte da Praia de Ipanema, no Rio
Fasano Rio fica em frente à Praia de Ipanema e possui rooftop disputado no pôr do sol / Bruno Fioravanti

A bandeira de qualidade do Fasano está fincada na orla de Ipanema com um hotel de 89 luxuosas acomodações, que variam de 30 a 130 m². O Fasano Rio foi o primeiro projeto do arquiteto francês Philippe Starck no Brasil e é uma ode à arquitetura e ao design brasileiro dos anos 1950 e 1960.

A piscina de borda infinita no rooftop, situado no 8º andar, é um dos locais mais concorridos para a vista do Morro Dois Irmãos, principalmente no pôr do sol. Três restaurantes de gastronomia caprichada, como o Gero, o Fasano Caffè e o Baretto-Londra, além do bar da piscina, são as opções do hotel.

Em 2023, o Fasano Rio foi único hotel brasileiro entre os 100 melhores do mundo em ranking da revista Travel + Leisure. Várias celebridades estão entre os hóspedes, como Taylor Swift em sua passagem pelo Brasil com a “The Eras Tour”.

Fasano Rio de Janeiro: Avenida Vieira Souto, 80 – Ipanema, Rio de Janeiro – RJ / Reservas via site.

Interior do Quitéria, restaurante do hotel Ipanema Inn, no Rio
Quitéria é restaurante e bar do Ipanema Inn, a 130 metros da praia / Saulo Tafarelo

Também em Ipanema, a 130 metros da praia, o Ipanema Inn é um hotel boutique de estadia descomplicada e ideal para explorar os arredores a pé. Ele remodelado recentemente e ganhou novos ares, com tradição carioca e sustentabilidade à vista.

O hotel possui apartamentos entre 15 e 60 m² e um bar e restaurante, o Quitéria, que serve especialidades regionais em pegada de brunch. Ele é pautado pelo conceito de slow food, com itens caseiros e cardápio com entradas e pratos repletos de brasilidade. O hotel ainda oferece gym pass em academia próxima, serviço de praia com cadeiras, guarda-sol e toalhas, e bikes para passeios.

Ipanema Inn: Rua Maria Quitéria, 27 – Ipanema, Rio de Janeiro – RJ / Reservas no site.

O JANEIRO abriu as portas no Leblon em 2018 e apresentou ao Rio seu conceito de luxo minimalista sob curadoria de Oskar Metsavaht, nome por trás da Osklen. De frente para a praia, o hotel conta com 51 apartamentos, todos com vista para o mar. Eles variam de 25 a 75 m² e acomodam hóspedes acima dos 12 anos.

Uma piscina no rooftop enquadra o Morro Dois Irmãos e é ponto certo para fotografias. A gastronomia conta com o Cedilha, bar e restaurante no térreo que acomoda 40 pessoas e tem vista para a praia. O cardápio foi desenvolvido em parceria com a chef Morena Leite e foca na culinária caiçara. A carta de vinhos é assinada por Diego Cartier, da Vivente Vinhos.

JANEIRO Hotel: Avenida Delfim Moreira, 696 – Leblon, Rio de Janeiro – RJ / Reservas no site.

  • Hotel Promenade Palladium

Quarto luxo casal do Promenade Palladium, no Leblon
Quarto luxo casal do Promenade Palladium, no Leblon / Marcio Irala

No Leblon, o Promenade Palladium é opção de apart-hotel próximo do Posto 12 e dos bares e restaurantes da rua Dias Ferreira. São 71 acomodações, a maioria com varanda e equipada com minicopa.

Entre as comodidades, o hotel tem café da manhã incluso na diária, sauna a vapor e piscina externa. Há tarifas especiais para longas estadias e o hotel é dog friendly, em que aceita cães de até 15 kg e dispõe de bebedouro, comedouro e tapete higiênico mediante taxa.

Hotel Promenade Palladium: Rua Gen. Artigas, 200 – Leblon, Rio de Janeiro – RJ / Reservas no site.

  • Hotel Yoo2 Rio de Janeiro

Rooftop do Yoo2 com vista para Praia de Botafogo e para o Corcovado, no Rio
Rooftop do Yoo2 se abre para Botafogo e para o Corcovado / Divulgação

Situado em frente à Praia de Botafogo, com uma vista para o Pão de Açúcar e para o Corcovado, o Yoo2 tem uma pegada descolada e jovem. São 143 quartos e suítes de diferentes tamanhos e vistas.

Um rooftop abriga piscina e bar na cobertura, que se abre para vistas para a Cidade Maravilhosa e que sedia shows de bossa nova semanalmente. Há também um restaurante, o Cariocally, com direito a bar e comidas gourmet. Aluguel de bike, atividades como canoa havaiana e espaço de spa com produtos brasileiros estão entre opções extra.

Hotel Yoo2 Rio de Janeiro: Praia de Botafogo, 242 – Botafogo, Rio de Janeiro – RJ / Reservas no site.

Quarto do B&B Hotel Santos Dumont com vista para Marina da Glória, no RJ
Quarto standard casal do B&B Santos Dumont; hotel tem 112 apartamentos / Divulgação

Recém-inaugurado ao lado do aeroporto Santos Dumont, o B&B Hotel fica em frente à Marina da Glória com decoração de temática tropical. São 112 apartamentos distribuídos em 10 andares e divididos nas categorias micro, padrão e luxo. O hotel ainda tem oito quartos conjugados e espaço de coworking.

No topo, um rooftop de 388 m² tem vista para a Baía de Guanabara – o plano é abrigar um restaurante no futuro próximo. Do Aeroporto Santos Dumont ao hotel são cerca de 10 minutos a pé e uma das maneiras de se chegar em ambos os endereços é através de VLT.

B&B Hotel Santos Dumont: Avenida Beira Mar, 280 – Centro, Rio de Janeiro – RJ / Reservas no site.

  • JO&JOE Rio de Janeiro Largo do Boticário

Fachada do Jo&Joe no Largo do Boticário, no Rio
Jo&Joe ocupa seis casarões revitalizados no Largo do Boticário e combina hostel com hospedagens privativas / Divulgação

Aberto em 2022 após uma revitalização de R$ 70 milhões no Largo do Boticário, o JO&JOE foca nos millenials e opera sob um conceito híbrido, que combina quartos em formato de hostel e hospedagens privativas. São 320 camas em 80 quartos e apartamentos, que acomodam até oito pessoas, além de opções privadas e de coberturas.

O JO&JOE se espalha por seis casas, que foram compradas pela rede francesa Accor e remodeladas respeitando as características originais e a floresta nativa ao redor. Há rooftop, três piscinas, bares, redes, terraços e áreas de DJ.

JO&JOE Rio de Janeiro Largo do Boticário: Beco do Boticário, 26 – Cosme Velho, Rio de Janeiro – RJ / Reservas no site.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/viagemegastronomia/viagem/os-melhores-hoteis-do-rio-de-janeiro-para-quem-vai-ao-show-da-madonna/