Porto do Recife ganhará R$ 100 milhões de investimento

Eduardo Oliveira/MPor

Assinatura do termo de compromisso para a dragagem de readequação do porto e lançamento do edital de arrendamento do Terminal Marítimo de Passageiros (TMP Recife)

O governo federal, através do Ministério de Portos e Aeroportos, anunciou um pacote de investimentos para o Porto do Recife. O ministro Silvia Costa Filho assinou termo de compromisso para a dragagem de readequação do porto e lançou o edital de arrendamento do Terminal Marítimo de Passageiros (TMP Recife).

A dragagem, no valor estimado de R$ 100 milhões, permitirá ampliar a profundidade dos canais internos e externos, garantindo calado de até 12 metros, o que vai possibilitar a atracação de navios de maior porte.

“A dragagem representa um marco para o Porto do Recife. Com o aumento do calado, teremos mais segurança e eficiência, ampliando a capacidade de receber navios maiores e fortalecendo a nossa competitividade. Esse investimento consolida o porto como um ativo estratégico para Pernambuco e para o Brasil”

Presidente do Porto do Recife, Tito Lívio de Morais

Durante o evento, o ministro Silvio Costa Filho destacou o bom momento vivido pelo setor portuário brasileiro, que registrou em 2024 o maior volume de movimentação da história. Já a governadora Raquel Lyra ressaltou a importância da parceria com o governo federal para a viabilização das obras.

De acordo com o governo, com a conclusão da dragagem e o arrendamento do TMP Recife, o Porto do Recife reforça seu papel estratégico tanto na movimentação de cargas quanto na recepção de cruzeiros, tornando-se uma das principais portas de entrada para o Turismo e o comércio no Nordeste.

Fonte: https://www.panrotas.com.br/mercado/destinos/2025/09/porto-do-recife-ganhara-r-100-milhoes-de-investimentos-para-receber-navios-de-maior-porte_221589.html