O deputado federal Sargento Portugal (Podemos-RJ) entregou ao Ministério Público do Rio de Janeiro denuncia sobre a utilização de coletes a balísticos com tempo de uso vencido pela Polícia do Estado, que é um dos mais violentos do país.
O deputado menciona ato administrativo que renovou o uso de 6.780 coletes a prova de balas com risco potencial em deixar vulnerável as tropas de polícia militar. Ele diz que há descaso do Secretário e do Comandante Geral, Coronel Henrique e apresenta informações que atestam o desgaste dos equipamentos.
Portugal menciona a portaria publicada pela secretaria com a informação de que o uso dos coletes está prorrogado por nove meses. Mas enfatiza que os testes ordenados pelo governo do Rio de Janeiro teriam sido feitos , “por uma empresa estrangeira, da qual nunca se ouviu falar. E mais, no referido boletim NÃO TROUXE O LAUDO CONCLUSIVO DESTES”.
O deputado enfatiza caráter duvidoso na procedência da empresa e em sua certificação. “Nas informações do
laboratório, não se coloca nenhuma certificação como empresa acreditada ou credenciada pelo INMETRO para que as avaliações com base no ISSO/IEC 17025 tenham validade em território nacional, ponderou.
E completou: “Se já não bastasse a falta de colete para todo o efetivo e a ausência da compra de tamanho P, M e G, impossibilitando o uso de muitos coletes por ser em sua maioria GG, o Comandante Geral, de forma irresponsável, quer “empurrar goela abaixo” coletes vencidos para os Policiais Militares”, apontou o deputado.
Ainda de acordo com Portugal, “se ninguém em são consciência consome comida e bebida vencida, assim como, não toma remédio vencido, por que teria que usar um colete balístico vencido?”.
Fonte: https://diariodopoder.com.br/brasil-e-regioes/lsf-brasil/deputado-denuncia-ao-mp-coletes-vencidos-na-policia-do-rj