O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou nesta sexta-feira (8) do evento Sente a Energia, que lançou uma nova etapa do programa Luz para Todos. Na solenidade, foi anunciada a antecipação da renovação de contratos com distribuidoras de energia que atuam em 13 estados.
Entre as empresas que tiveram os contratos renovados estão Light, Equatorial, Neoenergia, CPFL, EDP e Energisa. A Enel, que sofre processo administrativo movido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) por não ter cumprido entregas previstas no contrato, ficou de fora e foi criticada pelo presidente Lula:
“A verdade nua e crua é que essa empresa [Enel] não cumpriu nada do que prometeu para mim e para a primeira-ministra da Itália [Giorgia Meloni]. Então, é melhor a gente fazer os contratos que estamos fazendo aqui. A gente vai exigir, e vocês [empresários] também vão exigir de nós. Se cada um cumprir com a sua tarefa, quem ganha é a sociedade brasileira.”
https://x.com/hbj_r77032/status/2052874145621234097
A Enel atende os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará.
Luz para Todos
Por meio de suas redes, o presidente Lula falou sobre os investimentos para melhorar a distribuição de energia elétrica:
“Anunciamos hoje um investimento de quase R$ 130 bilhões para melhorar a qualidade da distribuição de energia elétrica em 13 estados até 2030. Mais do que a cifra, há novas exigências definidas pelo Governo do Brasil nos contratos de renovação de concessão, para que as distribuidoras ofereçam um serviço cada vez melhor para famílias, empresas e indústria.”
O presidente da República também exaltou a nova etapa do programa Luz para Todos, que vai privilegiar lares chefiados por mulheres:
“Atualizamos também o Luz para Todos, uma das mais ambiciosas iniciativas de inclusão energética do mundo. Com o atendimento de 18 milhões de pessoas desde 2003 e a universalização do acesso a quase 99,8% da população, prorrogamos o programa até 2028/29. O foco será em mulheres chefes de família e comunidades vulneráveis e isoladas, com projeção de atender cerca de 230 mil famílias e previsão de uso produtivo da energia, voltado para a geração de renda e o fortalecimento de cadeias locais.”
Os novos contratos assinados com as distribuidoras de energia possuem as seguintes diretrizes:
- A satisfação do consumidor passa a ser indicador de avaliação das distribuidoras.
- A qualidade oferecida tem de ser a mesma em todos os bairros das cidades.
- Metas obrigatórias para restabelecer a luz após temporais e eventos extremos.
- Melhoria dos canais de atendimento à população.
- Fortalecimento das redes em áreas rurais e destinadas à agricultura familiar.
- Regularizar a situação caótica de compartilhamento de fios de energia elétrica e de comunicações nas cidades brasileiras.
- Critérios claros para definir situações que podem levar ao fim da concessão.
https://x.com/LulaOficial/status/2052874883978121519
Fonte: https://revistaforum.com.br/politica/governo-lula-nao-renova-com-enel-nao-cumpriu-nada-do-que-prometeu/

