O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça (16) que o Estreito de Ormuz será “totalmente reaberto” a partir de sexta (19), data marcada para a assinatura presencial do acordo entre EUA e Irã que busca encerrar a guerra iniciada há mais de três meses.
Segundo Trump, a reabertura ocorrerá de forma imediata após a cerimônia prevista para Genebra, na Suíça. O estreito, uma das principais rotas marítimas para o comércio global de petróleo, teve o tráfego parcialmente interrompido pelo Irã durante a guerra.
Até então, não havia confirmação sobre quando a passagem seria normalizada. Trump também afirmou que o acordo garante “claramente que o Irã não terá armas nucleares” e disse esperar uma rápida conclusão das negociações sobre o futuro do programa nuclear iraniano.
“O Irã quer resolver isso. Eles precisam retomar os negócios, e o relacionamento agora está normalizado, então acho que vai acontecer bem rápido”, disse Trump a jornalistas durante encontro com Mohamed bin Zayed Al Nahyan, presidente dos Emirados Árabes Unidos, na cúpula do G7, na França.
O presidente americano também afirmou que pretende divulgar o texto do acordo nos próximos dias e submetê-lo ao Congresso dos Estados Unidos. “Eu nunca pensei em enviá-lo, nunca nem pensei nisso, mas vou enviar. Vou enviá-lo ao Congresso. Eu gosto da ideia”.
🇺🇸🇮🇷 President Trump promises Strait of Hormuz will be fully opened by Friday
‘The ships are starting to move, oil is starting to go, prices are coming down rapidly, stock markets are going up rapidly. A lot of good things are happening’ pic.twitter.com/Wjd3kL8W3Y
— Commentary Donald J. Trump Truth Social Posts On X (@TrumpTruthOnX) June 16, 2026
Apesar do anúncio, o conflito ainda não foi oficialmente encerrado. O entendimento firmado entre as partes prevê inicialmente um cessar-fogo enquanto negociadores discutem temas pendentes, principalmente o futuro do programa nuclear iraniano.
Segundo autoridades iranianas, as negociações deverão durar até 60 dias antes de uma definição definitiva sobre o tema. O governo dos EUA defende o encerramento completo das atividades de enriquecimento de urânio no país, alegando que elas poderiam ser usadas para a produção de armas nucleares.
Teerã rejeita a acusação e afirma que o programa tem finalidade exclusivamente civil. Por enquanto, não há consenso sobre esse ponto, considerado o principal obstáculo para um acordo definitivo.
Embora o texto integral ainda não tenha sido divulgado, autoridades de Teerã afirmam que o memorando de entendimento inclui compromissos como um pacto de não agressão envolvendo os países da região, a reabertura das rotas marítimas comerciais, discussões sobre compensações por danos de guerra e uma retirada gradual de forças militares norte-americanas do Oriente Médio, além do alívio progressivo de sanções econômicas.
!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘301448060382165’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);
Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/trump-diz-que-ira-vai-reabrir-estreito-de-ormuz-na-sexta-feira/

