Durante uma audiência pública no Senado Federal sobre o fim da escala 6×1 nesta quarta-feira (1°), que reuniu empresários e representantes sindicais, a diretora-executiva da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Luciana Nunes Freire, criticou a redução da jornada de trabalho sob o argumento de que precisa ir ao salão de beleza aos sábados.
“Eu trabalho cinco por dois e, aos sábados, qualquer mulher que está neste plenário, que está no centro urbano ou que está numa comunidade, vai ao salão de cabeleireiro. E vai estar fechado aos sábados para nos atender?”, afirmou a diretora.
Ela ainda acrescentou que aos domingos faz compras no supermercado e compra remédios para sua mãe. “Vai estar tudo fechado aos domingos para mim? É certo isso?”, disse.
A fala de Freire repercutiu nas redes sociais e levantou críticas de defensores do fim da escala 6×1, como a deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), responsável por uma das PECs que põem fim à escala exaustiva. A parlamentar afirmou que além da diretora da Fiesp “não conhecer o conceito de escala, ela se acha proprietária da vida e do trabalho alheio”.
“Uma mulher acaba de dizer em pleno Senado que é contra o fim da escala 6×1 porque ela, que faz escala 5×2, faz cabelo e compras aos sábados e as pessoas precisam trabalhar PRA ELA. Além de não conhecer o conceito de ESCALA, ela se acha proprietária da vida e do trabalho alheio”, publicou a deputada.
Em seguida, Erika destacou que a “mulher” em questão é a diretora-executiva da Fiesp, que representa os patrões e os bilionários. “É esse o nível da “elite” do Brasil, que parece não ter superado a escravidão”, acrescentou a parlamentar.
Quem é Luciana Nunes Freire
Diretora Executiva Jurídica da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Luciana é formada pela Universidade Mackenzie e atua há 20 anos na área corporativa.
Segundo seu currículo, Luciana é especialista em Direito da Economia e mestre em Direito do Trabalho e Relações Internacionais do Trabalho, pela Universidade Três de Fevereiro, de Buenos Aires (Argentina).
Além disso, ela também já representou a bancada patronal da Academia Paulista de Direito do Trabalho em diversas Comissões Tripartites Paritárias do Ministério do Trabalho e Emprego.
Também faz parte do Conselho de Relações do Trabalho da Confederação Nacional da Indústria – CNI e é professora do Insper, do IDP – Instituto de Direito Público/SP e do LEC – Instituto de Legal, Ética e Compliance.
Abaixo, vejo o vídeo da fala de Luciana no Senado.
https://x.com/ErikakHilton/status/2072399165003346291
Fonte: https://revistaforum.com.br/politica/quem-e-diretora-fiesp-contraria-fim-escala-6×1/

