O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) voltou a receber críticas nas redes após a circulação de um trecho do podcast “Irmão Dias” em que ele associa beneficiários do Bolsa Família a uma suposta perda de dignidade.
No vídeo, Nikolas diz: “Tem gente que vai ficar aí a vida inteira recebendo bolsa-família, e o que ela está fazendo? Fazendo uma troca. Aí realmente vem de cada um, né? A pessoa está fazendo uma troca ali pela dignidade dela, que ela poderia estar, enfim…”.
Após curtir os jogos do Brasil na Copa, o Nikolas Ferreira apareceu em um podcast criticando quem recebe o bolsa família:
“A pessoa está fazendo uma troca pela dignidade dela”.
O povo precisa saber disso! pic.twitter.com/mhNwJR2Xj5
— Vinicios Betiol (@vinicios_betiol) July 4, 2026
A fala ganhou repercussão porque o parlamentar também enfrenta cobranças por viajar ao exterior para assistir a jogos da Copa do Mundo antes do recesso do Congresso Nacional. Críticos relacionaram a declaração sobre o programa social ao deslocamento de lazer do deputado.
O Bolsa Família atende famílias em situação de vulnerabilidade e concentra parte do debate político sobre renda, pobreza e trabalho no país. Nikolas, uma das principais vozes bolsonaristas na Câmara, costuma usar as redes sociais para confrontar adversários e pautas do governo Lula.

Viagem à Copa e resposta a críticas
Nikolas negou ter usado verba pública na viagem para acompanhar jogos da Copa do Mundo. Em vídeo publicado nas redes sociais no sábado (13), ele afirmou que adversários “estão com inveja” e citou a primeira-dama Janja Lula da Silva.
“Teve um pessoalzinho aí da esquerda falando: ‘Nikolas está indo com dinheiro público’. Gente, eu não me chamo Janja, vocês estão me confundindo, entendeu? Vocês estão me confundindo, aqui não tem dinheiro público, não, papai, chora”, disse o deputado.
Na sequência, Nikolas afirmou: “Vocês estão com inveja porque eu posso vir de boa, andar no meio das pessoas, assistir a um jogo, voltar daqui a pouco para casa. Vocês têm raiva, receber o carinho das pessoas. Agora, não me confundam, está bem? Meu nome é Nikolas Ferreira, não é Janja”.
A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) criticou a viagem na sexta-feira (12), no X, e disse que o deslocamento teria sido custeado com “dinheiro do povo”. Ela também citou a PEC do fim da escala 6×1: “Enquanto isso, 15 milhões de brasileiros que vivem a escala 6×1 ainda vão trabalhar amanhã ou no domingo pra sustentar o sistema que sustenta Nikolas”.
!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘301448060382165’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);
Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/nikolas-diz-que-beneficiario-do-bolsa-familia-troca-dignidade-e-vira-alvo-apos-viagem-a-copa/

