Na manhã desta terça-feira (23), uma falha em um equipamento do trilho afetou a operação da Linha 9-Esmeralda, da ViaMobilidade. Os passageiros enfrentaram filas e vagões completamente lotados.
De acordo com a ViaMobilidade, um trilho partiu na região da estação Socorro. Os trens circularam com velocidade reduzida e maior tempo de parada em toda a linha. A falha ocorreu às 5h40, no horário de pico.
Ainda segundo a empresa, 30 ônibus do Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência (PAESE) foram acionados para reforçar o atendimento no trecho entre as estações Bruno Covas/Mendes-Vila Natal e Santo Amaro.
A linha 9-Esmeralda é administrada pela iniciativa privada desde janeiro de 2022. Desde então, acumula uma série de problemas.
Após inúmeras falhas, a concessionária assinou um acordo com o Ministério Público para não ser processada e se comprometeu com um investimento de quase R$ 800 milhões em melhorias.
HUMILHAÇÃO
Nas redes sociais, usuários reclamaram de estações lotadas e maior intervalo entre passagens de trens: “Via Mobilidade 9 operando com intervalo de quase 15 minutos entre as estações! Quem puder evitar, evite”, alerta uma passageira.
“Linha 9 Esmeralda da Via Mobilidade com problema, uma humilhação para o trabalhador que isso, toda vez a mesma história”, escreve outro passageiro.
Uma pessoa reclamou de esperar 20 minutos dentro do vagão: “Que ódio da Linha 9, vinte minutos dentro desse trem e não saiu.”
Fonte: https://horadopovo.com.br/nova-pane-em-trilho-causa-caos-na-linha-esmeralda-da-viamobilidade-usuarios-enfrentam-filas-e-trens-lotados/