Alckmin desmente suspeitas de Trump sobre eleição e defende soberania brasileira

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) reagiu nesta segunda-feira (26) às acusações de Donald Trump sobre a eleição presidencial brasileira. Em entrevista à Rede Vanguarda, afiliada da Globo, classificou como “totalmente equivocada” a declaração do presidente americano de que a votação vencida por Lula (PT) parecia fraudada. Para Alckmin, a acusação não tem fundamento e representa uma interferência indevida nos assuntos internos do Brasil.

O republicano colocou em dúvida a legitimidade do resultado após a derrota de Flávio Bolsonaro (PL), sem apresentar evidências de irregularidades.

Ao responder, Alckmin defendeu o sistema eleitoral brasileiro e lembrou que a alternância de poder faz parte da democracia.

“Democracia é assim. Você ganha eleição, você perde a eleição, é o povo que decide”, afirmou.

Números contrariam suspeitas de Trump

O questionamento do presidente americano se concentrou na decisão do ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), de permitir a votação até as 19h em seções que ainda estavam abertas.

Trump classificou a medida como estranha, embora tanto a campanha de Lula quanto a de Flávio tenham solicitado a ampliação do prazo em localidades afetadas por problemas de transporte e pelas chuvas.

Levantamento do g1, com base em registros das urnas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), identificou 35.521 votos registrados após as 17h.

Lula venceu por 4.430.191 votos, diferença mais de 120 vezes superior ao número de votos computados depois do horário habitual.

Os registros de horário não identificam em quem os eleitores votaram.

Fonte: https://revistaforum.com.br/politica/alckmin-desmente-suspeitas-de-trump-sobre-eleicao-e-defende-soberania-brasileira/