Reunião do Conselho da Petrobras para tratar de dividendos deve acontecer esse mês, diz Haddad

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta segunda-feira (8) que a decisão sobre a distribuição de dividendos deve ser tomada pela Petrobras e que a próxima reunião do Conselho da petroleira, marcada para o fim do mês, deve tratar deste tema.

O ministro afirmou que tem levado informações ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a situação de caixa da estatal, e também vem conversando com diretores e conselheiros da petroleira para que o chefe do Executivo possa ter tranquilidade no plano de investimentos da Petrobras, e que não seja prejudicado por falta de financeiro.

Haddad ainda negou interferência sobre a questão junto à Petrobras, mas disse que o assunto “está bem encaminhado”.

“Estamos falando com os diretores da Petrobras, com alguns conselheiros, para que o presidente (Lula) possa ter tranquilidade de que o plano de investimento da Petrobras não vai ser prejudicado por falta de financeiro. A gente vai dar segurança para que a diretoria possa tomar com tranquilidade uma decisão”, disse.

“Eu penso que está bem encaminhado. Os números estão chegando, estão consistentes com o que nós imaginávamos que era a situação de caixa da empresa. A empresa está robusta, está com um bom caixa, está com um bom plano de investimento”.

Troca de comando na Petrobras

Ao ser questionado se conversaria sobre Petrobras na nova reunião com Lula ainda nesta segunda, Haddad afirmou que o assunto não é “da alçada dele”, nem discute a troca de comando com o presidente.

“O que eu discuto com o presidente são cenários econômicos da empresa e do Executivo”, pontuou.

Na noite de domingo (7), Haddad antecipou retorno à capital federal para participar de uma reunião convocada às pressas por Lula para falar da situação na Petrobras.

Contudo, após os detalhes terem sido vazados na imprensa, o petista cancelou o encontro, que contava com mais outros três ministros, e uma nova reunião com Haddad foi marcada para esta segunda.

Segundo apuração da analista da CNN Clarissa Oliveira, a expectativa é que Lula ouça reservadamente a avaliação do ministro antes de definir os próximos passos na crise.

Haddad tem atuado nos bastidores em apoio ao presidente da estatal, Jean Paul Prates, que bateu de frente com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/reuniao-do-conselho-da-petrobras-para-tratar-de-dividendos-deve-acontecer-esse-mes-diz-haddad/