Vendas da Huawei disparam na China enquanto Apple afunda

Além de retomar espaço perdido na China, a Huawei está cada vez mais próxima de ultrapassar a Apple no maior mercado de smartphones do mundo.

O conglomerado com sede em Shenzhen, que tem sido um ponto crítico na crescente rivalidade entre Washington e Pequim, registrou um crescimento anual de 70% nas suas vendas de smartphones na China no primeiro trimestre, enquanto as vendas da Apple diminuíram mais de 19%, segundo a Counterpoint Research.

“As vendas da Apple foram moderadas durante o trimestre, já que o retorno da Huawei impactou diretamente a Apple no segmento premium”, disse Ivan Lam, analista de pesquisa sênior da Counterpoint.

A fabricante do iPhone, que liderou o mercado de smartphones da China com uma participação de quase 20% no primeiro trimestre de 2023, caiu para a terceira posição nos primeiros três meses deste ano, segundo a Counterpoint.

A marca detém 15,7% do mercado, enquanto a da Huawei saltou para 15,5%, ante 9,3% no ano passado.

O popular smartphone Mate 60 Pro da Huawei ganhou as manchetes no ano passado, quando o governo dos EUA passou a investigar o modelo, que incluía um processador sofisticado.

A sua estreia chocou especialistas da indústria que questionaram como a empresa poderia adquirir o chip após os Estados Unidos ampliarem as restrições da China para acessar tecnologia de chips estrangeira devido a preocupações de segurança nacional.

Os dados da Counterpoint foram divulgados poucos dias depois de outra empresa de pesquisa de mercado, IDC, afirmar que as vendas globais de smartphones da Apple caíram 10% no primeiro trimestre, principalmente devido à perda de impulso na China.

A China é o maior mercado para a Apple, atrás dos Estados Unidos, mas a empresa enfrenta um momento desafiador na segunda maior economia do mundo. Os consumidores chineses, que antes teriam considerado a Apple, estão agora recorrendo à marcas chinesas.

As vendas gerais de smartphones na China cresceram 1,5% no primeiro trimestre, de acordo com a Counterpoint. Os fabricantes locais de smartphones Vivo e Honor foram as duas principais marcas em participação de mercado.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/economia/negocios/vendas-da-huawei-disparam-na-china-enquanto-apple-afunda/