A decisão do TSE sobre limite de gastos na campanha em 2026

O presidente do TSE, Kassio Nunes Marques. Foto: Luiz Roberto/TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta quarta-feira (1º) manter para as eleições de 2026 os mesmos limites de gastos de campanha usados no pleito de 2022. A proposta foi apresentada pelo presidente da Corte, ministro Kassio Nunes Marques, e aprovada por unanimidade.

Segundo Nunes Marques, a decisão atende a um pedido feito pela maioria dos partidos políticos ouvidos pelo tribunal. O ministro afirmou que não há motivo para reajustar os tetos, já que não houve mudança na legislação eleitoral sobre o tema.

Outro argumento apresentado pelo presidente do TSE foi a manutenção do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) no mesmo patamar de 2022, de R$ 4,9 bilhões. Para ele, corrigir os limites de despesas não refletiria a situação financeira atual das legendas.

Imagem ilustrativa.
Plenário do Tribunal Superior Eleitoral. Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE

Nunes Marques também disse que, mesmo sem reajuste formal, os partidos terão menos recursos disponíveis na prática para financiar as campanhas deste ano. A avaliação é que a manutenção dos valores ajuda a dar estabilidade à disputa eleitoral.

O presidente do TSE afirmou ainda que a medida preserva o equilíbrio entre as legendas e evita prejuízo a candidatos beneficiados por políticas de inclusão, que poderiam perder espaço para políticos que já ocupam cargos eletivos.

A sessão desta quarta-feira foi a última do semestre no TSE. Com o início do recesso do Judiciário nesta quinta-feira (2), os julgamentos da Corte serão retomados apenas em 3 de agosto.

Laura Jordão

Estudante de Sociologia e Política na Fundação Escola de Sociologia e Política e estagiária pelo Diário do Centro do Mundo. Adoro ciclismo, e busco estudar sobre mobilidade urbana e políticas públicas.

!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘301448060382165’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);

Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/a-decisao-do-tse-sobre-limite-de-gastos-na-campanha-em-2026/