O ministro Flávio Dino publicou hoje nas redes sociais um texto em que denuncia as ameaças que vem recebendo. São postagens captadas pela segurança do STF com avisos de fuzilamento, enforcamento, esquartejamento.
Uma das ameaças, no X, diz que Dino será “o primeiro a ser fuzilado”. Outra informa que ele é “carta marcada” e “vai pagar com sangue”. Alexandre de Moraes e Cristiano Zanin também são ameaçados.
Transcrevo abaixo, na íntegra, o que foi publicado pelo ministro em seu perfil no Facebook:
“Recebi hoje trechos de um relatório de Segurança do STF mostrando milhares de mensagens no mesmo sentido: ameaças de assassinato e agressões diversas.
Em 37 anos como servidor público nunca respondi a um único processo criminal.
O ódio exposto nas mensagens deriva da repetição de mentiras, visando causar violência.
Se as pessoas não concordam com decisões judiciais, elas podem recorrer aos Colegiados competentes. Não precisa matar o juiz que tomou a decisão, nem fazer discursos raivosos incitando perseguições e agressões.
Em nada alterarei a minha atuação profissional, pois nunca minha perna ou minha mão tremeram, nem minha voz se alterou.
Mas fica uma reflexão essencial: se um juiz passar a ter medo de decidir um processo, à vista do suposto risco de sofrer perseguições pessoais, não existe mais Poder Judiciário. Nem Constituição”.
➡️ “PRIMEIRO A SER FUZILADO” | Flávio Dino denuncia ameaças por mensagens
O ministro do STF Flávio Dino relatou que a Segurança da Corte identificou mensagens de ameaças de assassinato ou agressão contra ele
Leia na coluna Grande Angular, de @lilian_tahan e @tr_isadora https://t.co/doC2Zr0W3g
— Metrópoles (@Metropoles) October 9, 2026
Os outros juízes
O texto abaixo é de comentário que publiquei no perfil de Flávio Dino:
Minha solidariedade, ministro Flávio Dino. Juízes de pequenas cidades também vêm sendo cercados pela turba bolsonarista nos últimos anos, com a ‘sutileza’ da imposição do poder econômico e do ativismo empresarial de extrema direita. O CNJ sabe que alguns foram subjugados por colaboracionismo, por covardia ou por não terem como resistir. Mas o CNJ acha quase tudo normal. Inclusive em resposta que tenho a uma consulta que fiz à corregedoria a partir de um caso concreto. É o que o seu colega Edson Fachin chama de imposição do poder paroquial. Vejam reportagem de junho do Intercept sobre o que acontece em Santa Catarina. Todos sabemos que ficará pior.
(Aqui, o link para o perfil de Flávio Dino)
!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘301448060382165’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);
Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/flavio-dino-vira-alvo-da-extrema-direita-o-primeiro-a-ser-fuzilado-por-moises-mendes/


