PSOL pede à PGR quebra de sigilo de Nikolas após uso de celular com Bolsonaro

Nikolas usa o celular ao lado de Bolsonaro durante visita na prisão domiciliar. Foto: Reprodução/ TV Globo

A bancada do Psol na Câmara apresentou nesta quarta-feira (26) uma representação à Procuradoria-Geral da República solicitando investigação sobre o deputado Nikolas Ferreira por ter utilizado celular durante visita ao ex-presidente Jair Bolsonaro. O pedido também inclui a quebra do sigilo telefônico do parlamentar e a realização de perícia no aparelho. As imagens foram registradas pela TV Globo no domingo (23).

Segundo o documento, o uso do aparelho ocorreu enquanto Bolsonaro estava em prisão domiciliar, submetido à determinação do ministro Alexandre de Moraes que restringe o uso de celulares por visitantes. O partido afirma que as decisões do Supremo Tribunal Federal sobre as condições impostas ao ex-presidente são públicas. “Há, portanto, uma pressuposição válida de que os aliados do ex-presidente têm acesso às decisões e conhecimento sobre elas”, diz o texto levado à PGR.

A representação menciona que a visita de Nikolas aconteceu na sexta-feira (21), mesmo dia em que Bolsonaro tentou romper a tornozeleira eletrônica com um ferro de solda. Os parlamentares questionam se o deputado tinha conhecimento da situação ou se houve algum tipo de colaboração. O partido afirma ser “de interesse público a resposta a esta pergunta”, apontando para a necessidade de apuração.

Tornozeleira de Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução

O Psol cita ainda que, caso fique comprovada participação em ato preparatório, o deputado pode se enquadrar no artigo referente a promover ou facilitar a fuga de pessoa legalmente detida. A sigla destaca que o episódio envolve a visita a alguém sob custódia judicial, o que motivou a solicitação de medidas específicas de investigação e análise do aparelho utilizado.

Como parte do pedido, os deputados solicitaram também que Nikolas seja impedido de realizar novas visitas a Bolsonaro enquanto durar a apuração. O argumento apresentado é que a restrição busca evitar contato durante o período em que a PGR avalia os fatos descritos na representação.

A Procuradoria-Geral da República recebeu o documento e deverá decidir sobre a abertura de procedimento investigativo. Bolsonaro está preso na Superintendência da Polícia Federal desde sábado (22), após determinação de Moraes decorrente da tentativa de danificar a tornozeleira. O Psol anexou à representação cópias das imagens e trechos das decisões judiciais citadas.

!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘301448060382165’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);

Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/psol-pede-a-pgr-quebra-de-sigilo-de-nikolas-apos-uso-de-celular-com-bolsonaro/