Cheia de açudes acende alerta para afogamentos e acidentes

‌As recentes chuvas intensas e cheias dos açudes e reservatórios no Rio Grande do Norte têm atraído milhares de pessoas para os balneários em todo o Estado. No entanto, apesar de o fenômeno fomentar o turismo e a economia local, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros alertam a população para os riscos de afogamento e acidentes aquáticos, principalmente com pessoas que nunca tiveram contato com açudes e barragens, que agora estão cheios e podem oferecer uma gama de riscos.

No último domingo 21, uma tragédia ocorreu no Rio Açu, em Pendências, quando um homem de 30 anos morreu ao tentar salvar seu filho de um possível afogamento. O homem, identificado como Ronaldo Campos de Menezes Neto, conseguiu salvar a criança, porém, como não sabia nadar, acabou desaparecendo na água.

cbm

Aviso deixado por Corpo de Bombeiros do RN próximo à área de sangria de açude no interior do RN: riscos para banhistas. Foto: CBMRN

Conforme o Corpo de Bombeiros, além de uma parte da população ter contato pouco frequente com ambientes aquáticos, o fator físico e geográfico dos locais onde os açudes estão inseridos também é um motivo de atenção na hora de evitar tragédias nos reservatórios.

O tenente Christian Bari, oficial de operações do Corpo de Bombeiros Militar do RN, explicou que, após as cheias causadas pelas chuvas intensas que atingiram quase todo o RN desde o mês passado, o volume de água nos reservatórios e açudes potiguares aumentou de forma muito rápida, alagando áreas que antes eram secas.

Isso faz com que boa parte do solo, que antes era só terra e vegetação ou ainda áreas construídas, seja inundado pelas águas, encobrindo o solo e “escondendo” o que antes existia ali naquele ponto e fazendo com que as pessoas não tenham a consciência da profundidade do solo e do que pode ter por baixo da água, como objetos e vegetação.

“É preciso ter cuidado com o fundo de açudes e barragens, pois é comum ter cercas com arames farpados, vegetações e ainda pedras e pedaços de madeiras pontiagudos, que oferecem algum tipo de risco às pessoas que se banham nesses locais. Tudo isso tem que se ter bastante cuidado, não é um banho em um ambiente normalmente aquático. É um ambiente que agora está submerso, então, é preciso que se tenha essa precaução e, se possível evite tomar banho nesses locais confusos. Busque locais com fundo mais aparente e mais limpo”, orientou o tenente.

Christian alertou ainda para os cuidados com o banho nos mananciais, respeitando sempre as dicas de segurança e evitando possíveis riscos de afogamentos ou outros acidentes em ambientes como açudes e reservatórios.

Desde meados do fim de fevereiro deste ano, os municípios de Acari, Currais Novos, Carnaúba dos Dantas, Caraúbas, Ipanguaçu, entre outros, aguardavam com grandes expectativas a sangria dos açudes da região para aproveitar a temporada da alta estação chuvosa.

Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/cheia-de-acudes-acende-alerta-para-afogamentos-e-acidentes/