Internos de Alcaçuz participam de oficina de moda promovida pelo Senai

oficina “Jornada de transformação e impacto social através da moda” – Foto: Fotos: Augusto Bezerra/Seap/RN

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Moda RN) realizou na quarta-feira (17), na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, a oficina “Jornada de transformação e impacto social através da moda”, para os internos privados de liberdade que trabalham no setor de costura e tapeçaria da unidade. A ação contou com a participação do Instituto Fashion Revolution e a colaboração da Secretaria da Administração Penitenciária (Seap), dos policiais penais do plantão e dos alunos do curso de técnico em designe de moda.

A oficina faz parte da Semana Fashion Revolution 2024 em Natal, maior movimento de ativismo da moda do mundo. A instrutora e consultora do Senai Moda RN, Jéssica Cerejeira, explica que a atividade oportunizar a troca experiências e aprendizados com os participantes do projeto no presídio que buscam a reinserção social através da moda e do trabalho.

Foram apresentadas técnicas para a colaboração, criação e compartilhamento de habilidades para promover a inclusão e o desenvolvimento pessoal e profissional. “Vamos abordar como introduzir um fluxo no processo de criação de um produto e conhecimentos para desenvolver um olhar mais apurado em colorimetria e como usar matérias diferentes. Fiquei surpresa com a qualidade do acabamento do material produzido em Alcaçuz e espero contribuir muito para o desenvolvimento deles na oficina”, disse.

A marca Humam fez a doação de retalhos e insumos para os privados de liberdade desenvolverem as atividades em formato de desafio: produzir um material com apelo comercial. A coordenadora e embaixadora local do movimento Fashion Revolution, Vivian Pedrozo, explicou que o movimento valoriza a mão de obra e os meios de produção. “A moda pode ser uma importante ferramenta de transformação para o bem”, destacou.

O Fashion Revolution é um movimento pensado para gerar uma reflexão sobre a indústria da moda. A iniciativa surgiu após o desabamento, em 2013, dos noves andares do edifício Rana Plaza, na capital de Bangladesh, matando mais de mil pessoas que trabalhavam em condições precárias para a indústria da moda.

Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/internos-alcacuz-oficina-moda/