Presença de skatistas na Praça Santuário provoca discussão em Belém

A Prefeitura de Belém, por meio da Guarda Municipal (GMB), Diretoria do Círio, administração da Basílica Santuário de Nossa Senhora Nazaré e Federação Paraense de Skate se reuniram na noite desta terça-feira, 16. A reunião ocorreu no auditório do Centro Social de Nazaré, pautada em assuntos relacionados ao uso consciente do skate na Praça Santuário de Nazaré, tombada pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O objetivo das instituições é garantir a preservação do patrimônio público, que faz parte da maior festa religiosa do Pará, o Círio de Nazaré, e não dispõe de estrutura para a prática esportiva. Como resultado da reunião, houve o encaminhamento para a instalação de placas informativas, visando o uso adequado do espaço público; e ações educativas realizadas pela Federação Paraense de Skate junto aos skatistas.

Segundo o subinspetor-geral da GMB, Sindeval Bittencourt, o contato inicial para um debate foi positivo e pontuou várias problemáticas do uso do skate no espaço. “A praça Santuário, apesar de ser pública, não tem estrutura física para essa prática de esporte. Alguns praticantes usam os bancos e muretas como obstáculos, danificando os equipamentos do espaço. Ainda tem a questão do barulho, que surge por causa das manobras de saltos que incomodam os moradores da área”, informou Bittencourt. “A intenção de todos é chegar a um acordo para que se possa conviver pacificamente”, completou.

Diálogo – No entendimento do presidente da Federação Paraense de Skate, Augusto Melo (Formiga), a reunião foi produtiva. Ele adiantou que a entidade esportiva vai promover ações educativas com os praticantes do esporte, independente de estarem vinculados à Federação.

“A Federação Paraense de Skate não tem domínio e nem controle de todos os skatistas, mas sempre tenta dialogar com todos para a prática consciente deles nos espaços de Belém. Agora, é importante frisar a falta de espaços adequados e suficientes para a prática desse esporte, leva os skatistas às praças da cidade. Assim como a GMB, Diretoria e Administração da Igreja se prontificaram em ajudar, com respeito ao nosso esporte e aos praticantes, vamos fazer nosso trabalho de conscientização com a categoria”, garantiu Formiga.

Fonte: https://diariodopara.dol.com.br/belem/presenca-de-skatistas-na-praca-santuario-provoca-discussao-em-belem-120665/