Programa ‘Jaraqui da Gente’ distribui peixe de graça a famílias de Manaus

Prefeitura inicia distribuição de jaraqui em bairros da zona Leste dentro do programa “Manaus que a Gente Cuida”, com ações sociais e de infraestrutura

O prefeito de Manaus, Renato Junior, lançou nesta quinta-feira (2) o programa “Jaraqui da Gente”. A iniciativa distribui pescado gratuitamente em comunidades da capital. Além disso, a ação integra a força-tarefa de zeladoria “Manaus que a Gente Cuida”.

O programa começou pelos bairros Cidade de Deus e Jorge Teixeira. Nessas localidades, a Prefeitura de Manaus também executa serviços de infraestrutura, limpeza urbana, iluminação pública, poda de árvores, além de ações sociais e de saúde.

A expectativa é distribuir entre 15 e 20 toneladas de jaraqui por bairro. Dessa forma, cerca de 2 mil famílias devem ser beneficiadas em cada etapa.

Prefeito destaca segurança alimentar e apoio à pesca

Durante o lançamento, o prefeito Renato Junior afirmou que a ação fortalece a segurança alimentar e valoriza a produção local.

“Manaus é isso: é fartura. Nós compramos toda a produção de jaraqui dos pescadores do entorno dos rios que banham Manaus e estamos trazendo esse peixe gratuitamente para dentro dos bairros. É uma ação que garante segurança alimentar, fortalece a renda dos pescadores e valoriza o nosso pescado, que faz parte da identidade do povo amazonense”, destacou o prefeito.

Além disso, ele reforçou que o programa integra as ações do “Manaus que a Gente Cuida”, que reúne diferentes serviços públicos nos bairros.

“Na semana passada, começamos pelo Cidade de Deus com tapa-buracos, varrição, poda, iluminação e seguimos trabalhando. Hoje, estamos aqui também no Jorge Teixeira, levando o peixe para dentro da comunidade e mostrando que a prefeitura está presente, cuidando das pessoas todos os dias”, afirmou Renato Junior.

Distribuição ocorre no período de safra do jaraqui

A entrega do pescado acontece durante o período de safra do jaraqui. Nesse período, a espécie atinge maior abundância nos rios amazônicos.

A safra começa em maio. No entanto, entre julho e setembro, durante a vazante dos rios, a oferta aumenta de forma significativa.

O jaraqui é um dos peixes mais consumidos no Amazonas. Além disso, ele representa uma das principais fontes de proteína animal para a população.

Segundo dados do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), o consumo chega a 33 quilos por pessoa ao ano em Manaus. Nas sedes dos municípios, o número alcança 40 quilos. Já em comunidades ribeirinhas, pode chegar a 180 quilos anuais.

Em 2026, o pescado também foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Amazonas. Dessa forma, o alimento reforça sua importância cultural e alimentar na região.

Ação fortalece pesca artesanal e economia local

Com o avanço do fenômeno El Niño, especialistas apontam possibilidade de redução das chuvas e aumento das temperaturas na Amazônia. Consequentemente, a pesca pode ser impactada e os preços podem sofrer pressão nos próximos meses.

Diante desse cenário, a Prefeitura de Manaus compra o pescado diretamente dos pescadores durante o período de safra. Além disso, distribui o alimento gratuitamente à população.

Assim, a iniciativa fortalece a renda da pesca artesanal e amplia o acesso a um alimento tradicional da mesa amazonense.

Distribuição chega a milhares de famílias

 Prefeito Renato Junior, secretário da Semasc, Wanderson Costa e secretário da Semulsp, Sabá Reis e moradora recebendo pescado

O secretário municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Wanderson Costa, explicou que o programa passa a integrar de forma permanente as ações da gestão.

“Essa é uma determinação do prefeito Renato Junior. O ‘Jaraqui da Gente’ chega junto com os demais serviços essenciais levados pelo ‘Manaus que a Gente Cuida’. Nesta fase, as entregas acontecem em bairros das zonas Leste e Norte e a população será informada sobre os próximos locais atendidos. Cada ação distribui entre 15 e 20 toneladas de jaraqui, alcançando aproximadamente 2 mil famílias”, informou o secretário.

Moradores aprovam iniciativa

A ação também recebeu aprovação dos moradores beneficiados. Além disso, relatos destacaram o impacto positivo da distribuição.

Fabrícia Silva afirmou que nunca havia visto uma ação semelhante no bairro. “É a primeira vez que vejo a prefeitura chegando assim para distribuir peixe. Vai ajudar muito a nossa família”, disse.

A aposentada Carionete Costa e Silva também celebrou a iniciativa. Segundo ela, o pescado deve ajudar na rotina alimentar. “Vai render muito, graças a Deus”, afirmou.

Já a dona de casa Eucilene, indígena do Alto Solimões, destacou a tradição no preparo do alimento. “Vou primeiro ticar ele e depois fazer esse jaraqui frito com limão, sal e baião de dois. Lá em casa são cinco pessoas. Quem come jaraqui não sai mais daqui”, brincou.

Leia mais:

Fonte: https://emtempo.com.br/477201/amazonas/programa-jaraqui-da-gente-distribui-peixe-de-graca-a-familias-de-manaus/