Eduardo Paes lidera no Rio de Janeiro e João Campos em Recife, aponta Instituto Atlas

O Instituto Atlas Intel em parceria com a CNN Brasil divulgou pesquisa de intenção de votos para as eleições municipais em grandes cidades do país entre os últimos dias 24 e 26 de abril.

Nesta rodada, foram apresentadas estimativas do resultado das eleições municipais em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Recife e Manaus. 

Na corrida eleitoral para a Prefeitura do Rio de Janeiro, o atual prefeito Eduardo Paes (PSD), que concorre à reeleição, lidera a pesquisa Atlas/CNN com 42,6% das intenções de voto.

Em segundo lugar, está o deputado federal Alexandre Ramagem (PL), também pré-candidato, com 31,2%

O deputado federal Tarcísio Motta (PSOL) aparece em terceiro, com 12,7%. Na sequência, estão o vereador Pedro Duarte (Novo), com 3,8%, o deputado federal Otoni de Paula (MDB), com 2,3%, a deputada estadual Dani Balbi (PCdoB), com 1,3%, e o deputado federal Marcelo Queiroz (PP), com 0,5%.

Os votos brancos e nulos totalizam 3,1%, enquanto 2,4% dos entrevistados afirmaram estar indecisos.

Para o segundo turno, o levantamento mostra Eduardo Paes como líder nos dois possíveis cenários. Tanto em uma disputa contra Alexandre Ramagem (51% contra 36,7%), quanto contra Tarcísio Motta (50,3% contra 21%).

A pesquisa Atlas entrevistou 1.239 moradores da cidade do Rio de Janeiro, utilizando o Recrutamento Digital Aleatório (Atlas RDR), no período de 18 a 23 de abril. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número RJ-00787/2024.

RECIFE

O prefeito João Campos (PSB) lidera a corrida eleitoral no Recife. A pesquisa aponta que o peessebista aparece com 57% das intenções de voto e seria reeleito já no 1º turno. 

O ex-ministro de Bolsonaro, Gilson Machado, aparece com 21%, seguido pelo deputado estadual João Paulo, com 7,7%. 

A deputada estadual líder da oposição, Dani Portela, tem 4% e o secretário de Turismo do Governo Raquel Lyra, Daniel Coelho, possui 3% das intenções de voto. O deputado federal Tulio Gadelha fecha a lista com 0,8%.

O levantamento também revelou que João Campos tem a maior diferença de intenção de voto entre as 6 cidades que tiveram pesquisas realizadas pelo instituto, nesta rodada.  

Na prática, João Campos tem quase três vezes mais intenção de voto que o segundo colocado e mais de 20 pontos percentuais de vantagem em relação à soma de todos os concorrentes.

A pesquisa foi registrada no TSE sob o n.º PE-05351/2024. Foram entrevistados 800 moradores do Recife, entre os dias 18 e 23 de abril, por meio de Recrutamento Digital Aleatório (Atlas RDR). A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

CURITIBA

O levantamento mostra o ex-procurador e ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Novo) com 18,2%, o ex-deputado federal Paulo Martins (PL), com 18%, e o atual vice-prefeito, Eduardo Pimentel (PSD), com 17,9%. Como a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, há empate técnico entre os três.

Na sequência, aparecem o ex-governador e atual deputado federal Beto Richa (PSDB), com 8,7%; a jornalista Cristina Graeml (PMB), 8,4%; a deputada federal Carol Dartora (PT), 7,9%; o deputado estadual Ney Leprevost (União), 7,7%; o deputado estadual Goura (PDT), 4,4%; o deputado federal Luciano Ducci (PSB), 3,8%; o ex-deputado federal Luizão Goulart (Solidariedade), 3,1%; a deputada estadual Maria Victoria (PP), 0%; não sei, 0,8%; voto branco ou nulo: 1,1%.

A pesquisa avaliou um segundo cenário. Nele, Paulo Martins é trocado pelo deputado estadual Ricardo Arruda (PL), e o PT tem o deputado federal Zeca Dirceu no lugar de Carol Dartora.

Nele, Deltan (Novo) tem 21,5%; Eduardo Pimentel (PSD), 18,4%; Beto Richa (PSDB), 12,7%; Cristiana Graeml (PMB), 10,3%; Goura (PDT), 9%; Ney Leprevost (União), 8,3%; Ricardo Arruda (PL), 5,2%; Luciano Ducci (PSB), 4,1%; Luizão Goulart (Solidariedade), 3,8%; Zeca Dirceu (PT), 3,4%; Maria Victoria (PP), 0,1%; não sei, 0,9%; voto branco ou nulo, 2,4%.

O terceiro cenário testado em Curitiba não apresenta os nomes de Deltan, Goura e Maria Victoria. Também não há nome do PT na relação.

Nele, o vice-prefeito Eduardo Pimentel (PSD) lidera, com 20,2% das intenções de voto. Na sequência, aparecem Paulo Martins (PL), com 18,1%; Cristina Graeml (PMB), 13%; Beto Richa (PSDB), 10,8%; Ney Leprevost (União), 10,7%; Luciano Ducci (PSB), 7,9%; Luizão Goulart (Solidariedade), 3,5%; não sei: 2,9%; voto branco ou nulo, 13%.

O levantamento ouviu 860 pessoas entre os dias 18 e 23 de abril. A pesquisa, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PR-07759/2024, tem nível de confiança de 95%.

BELO HORIZONTE

Bruno Engler, deputado estadual e pré-candidato pelo PL à Prefeitura de Belo Horizonte, tem 31% das intenções de voto ante 16,4% de Rogério Correia, deputado federal e pré-candidato pelo PT.

A deputada federal Duda Salabert (PDT) surge com 10% das intenções; o presidente da Câmara de Belo Horizonte, Gabriel Azevedo (MDB), com 9%; o senador Carlos Viana (Podemos), com 8,2%; o atual prefeito, Fuad Noman (PSD), com 5%; o deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos), com 4,7%; a deputada estadual Bella Gonçalves (PSOL), com 3,8%; o deputado estadual João Leite (PSDB), com 3,7%; a secretária de Planejamento e Gestão de Minas, Luísa Barreto (Novo), com 1,6%; e o ex-vice-governador de Minas Paulo Brant (PSB), com 0,2%. Não sabem totalizam 2,9%. Votos brancos ou nulos são 3,3%.

A pesquisa também avaliou um segundo cenário, sem Viana, Tramonte e João Leite.

Nele, Engler alcançou 36,9% das intenções de voto, contra 19,2% de Correia. Duda aparece com 14,6% e Azevedo, com 7%. Fuad tem 5,9%, Gonçalves, 3,7%, Barreto, 3,2%, e Brant, 1,5%. Não sabem são 4,3% e votos brancos ou nulos somam 3,5%.

A pesquisa simulou também um cenário de segundo turno entre Bruno Engler e Rogério Correia, os pré-candidatos mais bem colocados no levantamento. Engler aparece à frente, com 44,1%, contra 38% de Correia.

A pesquisa foi registrada no TSE como MG-04626/2024. Foram entrevistados 1.267 moradores da cidade de Belo Horizonte, por meio de Recrutamento Digital Aleatório (Atlas RDR), entre os dias 18 e 23 de abril. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

MANAUS

No cenário de primeiro turno da eleição para a Prefeitura de Manaus, a pesquisa aponta empate técnico triplo.

O deputado federal Amom Mandel (Cidadania) aparece com 21,1%, o atual prefeito David Almeida (Avante) tem 20,7% e o também parlamentar federal Capitão Alberto Neto (PL) chega a 17,8%.

Como a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, há empate técnico entre os três.

Posteriormente, aparecem: o deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil), com 15%; o ex-deputado federal Marcelo Ramos (PT), com 13,1%; o deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza), com 5,4%; a advogada Maria do Carmo Seffair (Novo), com 2,5%; e o advogado Marcelo Amil (PSOL), com 0%.

Os que disseram não saber ficaram em 1,7% e os que votam branco ou nulo, 2,8%.

Foram ouvidas 825 pessoas, entre os dias 18 e 23 de abril. A pesquisa, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM-04223/2024, tem nível de confiança de 95%.

As eleições municipais de 2024 vão acontecer no dia 6 de outubro de 2024, o primeiro domingo do mês. Já o segundo turno, se houver, deve acontecer no último domingo do mês, dia 27 outubro, nas cidades com mais de 200.000 eleitores em que a candidata ou candidato mais votado à prefeitura não tenha atingido a maioria absoluta, isto é, metade mais um dos votos válidos (excluídos brancos e nulos).

SÃO PAULO 

Em São Paulo, o deputado federal e pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL), tem 35,6% das intenções de voto e o atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), 33,7%.

A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos. Considerando isso, há empate técnico entre os pré-candidatos.

A deputada federal Tabata Amaral aparece em terceiro lugar, com 14,7% das intenções de voto. Na sequência, Kim Kataguiri (União Brasil) tem 9,4% e Marina Helena (NOVO) aparece com 3,5%. Altino Prazeres Júnior (PSTU) não pontuou. Votos brancos e nulos somam 2,2%. Não sabem são 0,9%.

Em simulação de um provável segundo turno, a Atlas mostra que Nunes e Boulos estão tecnicamente empatados. A Tabata venceria Nunes em um provável segundo turno.

A pesquisa Atlas/CNN foi registrada no TSE como SP-00864/2024. e ouviu 1.629 moradores da cidade de São Paulo, por meio de Recrutamento Digital Aleatório (Atlas RDR), entre os dias 18 e 22 de abril. O nível de confiança é de 95%.

O post Eduardo Paes lidera no Rio de Janeiro e João Campos em Recife, aponta Instituto Atlas apareceu primeiro em Hora do Povo.

Fonte: https://horadopovo.com.br/eduardo-paes-lidera-no-rio-de-janeiro-e-joao-campos-em-recife-aponta-instituto-atlas/