Escondido entre tantos pontos turísticos de Lisboa, o Páteo Alfacinha é uma pequena “vila” no centro da capital portuguesa que une gastronomia e arquitetura. O curioso nome do espaço vem do apelido carinhoso dado aos lisboetas que amam seu local de origem – uma versão diz que eles são tão apegados à própria terra que lembram pequenas alfaces, enraizadas no lugar onde cresceram.
O Páteo Alfacinha foi criado em 1981 por Vitor Seijo, um apaixonado pela cidade que viu em um terreno baldio a oportunidade de criar um novo espaço. O objetivo era conciliar habitações populares, nobres e o comércio tradicional. A “vila” reproduz aspectos típicos da arquitetura lisboeta, como as varandas de ferro e o uso de azulejos.
Localizado no bairro da Ajuda, o complexo abriga casas, ateliês, restaurante, padaria, tasca típica portuguesa e espaços para eventos. Confira alguns destaques que merecem a visita:
Gastronomia
O principal restaurante é o Horta, que serve cozinha portuguesa feita a partir de ingredientes de produtores locais. Entre os destaques do cardápio estão pratos com frutos do mar e carnes, como arroz negro de lula e camarão, espetada de vitela branca e costelão dos Açores. A decoração é rústica e, de quebra, o restaurante possui vista panorâmica para o Tejo.
Encontre sua próxima hospedagem
No pátio exterior do complexo, há ainda uma padaria e uma típica tasca. Patrimônios culturais de Portugal, as tascas são restaurantes ou bares tradicionais, de caráter familiar, que servem comida tradicional e caseira.
Por fim, o Páteo Alfacinha possui uma cervejaria e adega. Ao visitar a cervejaria Sagres, os visitantes irão se deparar com um mural de azulejos contando sua história. A azulejaria combina com as colunas, que foram trazidas do antigo Mosteiro dos Jerónimos. Já os apreciadores de um bom vinho encontram em exposição na adega de cerca de mil garrafas de Colares dos anos 1981/1982.

Outras atrações
Próximo à cervejaria, os visitantes também podem desfrutar a vista do miradouro do Páteo Alfacinha. Do alto do mirante se enxerga a famosa Ponte 25 de Abril, que atravessa o Tejo ligando as cidades de Lisboa e Almada.
O Páteo também cede espaços para empresas e artistas. O espaço é multiuso e atende diferentes atividades. Entre os destaques estão os ateliês de cerâmica como Studio K, La Pata e Malga, que possuem uma proposta artesanal, de produção em pequena escala.
Serviço
Onde? Rua do Guarda-Jóias, 44 – Ajuda, – Lisboa
Quando? O Páteo Alfacinha recebe visitantes de terça-feira a sábado, das 12h às 15h e das 19h às 22h30, e aos domingos, das 12h às 15h. Cada estabelecimento do complexo, porém, pode ter um horário de funcionamento diferente. Mais informações na página do Instagram.
Leia tudo sobre Lisboa
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Fonte: https://viagemeturismo.abril.com.br/mundo/pateo-alfacinha-vila-escondida-em-lisboa-tem-restaurantes-e-vista-para-o-tejo/

